No meu primeiro post sobre a viagem para a Eslovênia, falei que muita gente vai para Ljubljana passar um final de semana, já que a cidade é uma graça e fácil de visitar. É claro que nem sempre a gente tem tempo ou dinheiro para conhecer outros lugares além da capital, mas se você está pensando em passar uma temporada viajando pela Europa, mais precisamente em um país ainda não tão explorado pelos brasileiros, aqui estão 10 coisas que você pode fazer no interior da Eslovênia!
Visitar uma igrejinha de 1523
Eu sei que igreja tem aos montes na Europa (eu inclusive já falei aqui sobre as minhas preferidas), mas acho muito legal ‘descobrir’ essas igrejinhas menores, no meio do nada, onde ninguém vai. Essa particularmente fica a 70km ao sul de Ljubljana, em um vilarejo chamado Gornje Poljane. Ali existe uma espécie de hotel fazenda chamado Turizem Jure. O dono (que mal fala inglês e é gente finíssima) que cozinhas as refeições e leva os hóspedes para caminhar pela floresta onde estão as casas. No meio dessa floresta está essa igrejinha, que foi construída em 1523. É uma jóia! Para entrar nela é preciso ir com o dono do hotel fazenda, pois apenas ele tem as chaves. Ou seja, é um segredo mesmo! Para avisá-lo da sua visita mande um email para turizem.jure@gmail.com
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Rafting
A Eslovênia é um país de natureza abundante, e há diversas ofertas de esportes outdoor por todo país. Muitas agências oferecem rafting, hiking, tirolesa… eu fiz rafting! No maravilhoso Rio Soča, que tem uma cor verde brilhante que eu nunca havia visto antes. Estava com um pouco de medo, até porque havia chovido bastante e o rio estava bem cheio com correntezas fortes. Mas acabou sendo uma experiência maravilhosa, misturando adrenalina e paisagens incríveis. Curti muito. Contei tudinho sobre a experiência aqui.
Dormir em uma cabana
Eu não tenho a menor vontade de acampar. Nunca tive. Não é frescura, mas simplesmente não é pra mim. Mas me hospedaria facilmente em uma das cabanas de madeira com ofurô pertinho do Lago Bled. Aí sim! Que coisa mais fofa. A cabana é minúscula, só tem a cama mesmo e um espacinho pra por as malas (o banheiro é do lado de fora, mas é privativo). Mas olhem só, tem wifi! E café da manhã, servido em uma cesta de pic nic todos os dias. Muito, muito bacana. A diária começa em 50 euros, e mais informações (e reservas) estão disponíveis pelo site do Glamping Gozdne Vile.
Visitar um hospital secreto
Em muitas cidades na Europa é possível encontrar museus, monumentos e ruínas da Segunda Guerra Mundial. Mas eu não sei de nenhum lugar que tenha um hospital clandestino, como o Franja Partisan Hospital. Esse hospital, construído em 1943, atendeu centenas de soldados feridos e foi mantido em segredo até o fim da guerra. Visitá-lo é uma verdadeira aula de história! Eu contei todos os detalhes da minha visita ao lugar, que fica na região de Cerkno.
Nadar nos lagos
Eu conheci dois lagos na minha viagem a Eslovênia: Bled e Bohinj. Em ambos é permitido nadar, e o pessoal aproveita mesmo! Também, com uma água limpa e cr verde esmeralda, é difícil resistir. No Lago Bled, inclusive, existem áreas com estrutura para os banhistas. Afinal, nem só de praias paradisíacas vive o verão europeu!
Pegar um trem com o carro
Apesar da Eslovênia ser um país pequeno, as montanhas podem deixar o caminho mais longo para quem está fazendo uma viagem de carro. Por exemplo, se você está no Lago Bohinj e quer ir até Bovec (para a área do Rio Soca, onde se faz rafting e várias outras atividades outdoor) é mais rápido fazer o percurso de trem, entre as cidades de Bohinjska Bistrica e Most na Soci. Mas como assim? Bom, esse trem especificamente tem um vagão aberto onde vão automóveis! Funciona como um ferry, você embarca com o carro, e pode ir para as cabines do trem. A viagem leva menos de uma hora e passa por lugares bem bonitos (e muitos túneis também, então cuidado ao colocar a cabeça para fora da janela).
Assitir um concerto em uma caverna
Eu já falei aqui do tanto que a caverna Postojna me deixou embasbacada. Parecia que eu estava em outro planeta! Quando descobri que no inverno eles fazem recitais e concertos natalinos, fiquei enlouquecida. Quero voltar lá! Imagina que maravilhoso deve ser assistir algo assim dentro de uma caverna? Pra quem está com medo de frio, a ‘boa’ notícia é que a temperatura na caverna nunca muda, seja inverno ou verão. Está sempre a 10 graus. Ou seja, pro inverno não é tão ruim assim. E se você estiver na Eslovênia nessa época do ano, fique de olho no site, que é lá que eles anunciam e vendem os ingressos.
Visitar um castelo na pedra
Castelo a Europa tem de monte, mas esse é particularmente lindo por causa de sua localização: incrustado nas pedras, como uma continuação de uma caverna. O Predjama Grad é aquele tipo de imagem de papel de parede do computador, que a gente acha que é de mentira! É difícil conter a vontade de tirar um gazilhão de fotos quando estamos parados na frente dele, porque realmente parace algo saído de um conto de fadas. E claro, é possível visitar a parte de dentro. Para saber mais, veja o post detalhado que escrevi sobre ele!
Observar ursos
Quando eu vi essa atividade no roteiro fiquei um pouco assustada. Como assim ir pro meio do mato pra ver or ursos? Eu quero é ficar muito longe deles! Mas chegando no local, acompanhada de pessoas experientes que estudam esses ursos e lutam pela sua preservação, me senti mais segura. Mais segura ainda quando subimos nessa casinha de madeira aí e trancamos a porta! : ) Ficamos sentados e quietos ali dentro por cerca de duas horas, mas infelizmente or ursos não deram as caras. A casa está estrategicamente localizada em frente a área que é colocada comida para os ursos (essa é uma maneira de mantê-los longe de vilarejos), então é a probabilidade de vê-los é alta. Mas não foi o nosso caso! Fomos embora e tivemos que nos contentar com suas pegadas pela floresta. Quem quiser ter essa experiência, mande email para tic.loz@kabelnet.net. Custa a partir de 90 euros por pessoa.
Ver uma cachoeira
Poucas coisas são tão encantadoras como uma cachoeira. Já ouviu alguém responder não para a pergunta ‘quem quer ver uma cachoeira?’ Pois é, nem eu. A vontade é tanta que a gente até encara trilhas e escadarias! Bom, para chegar até a Slap Savica e preciso encarar 450 degraus. E o que você ganha de recompensa? Uma vista maravilhosa não apenas da queda mas também do vale no Triglav National Park. Pra ver mais fotos, leia esse post.
Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
[…] popular na Áustria principalmente no verão. A cidade fica a apenas uma horinha do aeroporto de Ljubljana na Eslovenia e 50 minutos de Bled na […]