Vancouver é uma das minhas cidades favoritas no Canadá e esta viagem com a família, foi especial. Enquanto dirigia pela I-5 em direção ao Canadá, as memórias do mesmo trajeto, 10 anos atrás apareceram vívidas na minha memória. Foi uma época de muitas descobertas… era a minha primeira viagem internacional, primeira vez nos Estados Unidos, primeira vez no Canadá e eu estava ainda descobrindo as delícias de viajar. Na época eu estava solteira, fazendo o trajeto de carro com a minha amiga canadense Soraya, que morava em Seattle, indo visitar os pais dela moravam em Vancouver. Fomos parados pela polícia quase perto da fronteira, passei pela primeira vez pela revista de documentos de um policial, mas era apenas rotina, ganhamos uma multa porque ela estava dirigindo 10 milhas acima do permitido. Tudo pra mim era novidade e até ser parada pelo policial entrava para o diarinho. Impressionante o quanto a minha vida ficou diferente em 10 anos. Agora, tinha o marido do lado e o Dylan no banco de trás. Mas a emoção de mostrar pra eles a cidade que me encantou era quase comparável a minha emoção de passar pela “fronteira” pela primeira vez. O marido, apesar de muito viajado e quase canadense, nunca tinha ido a Vancouver.
Então para quem está planejando uma viagem a Vancouver, aqui estão algumas considerações:
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Como é Vancouver
Vancouver fica no Canadá, na British Columbia e está localizada no extremo oeste do Canadá fazendo divisa com os Estados Unidos, com o estado de Washington, bem perto de Seattle. Para dizer como é a cidade, sentimentalmente, já aviso que sou completamente apaixonada por Vancouver. Eu fui no verão na primeira vez e no fim do verão na segunda vez, épocas que a cidade está mais animada. Eu adoro que a cidade é cercada de água, tem muitas atividades próximas a água e tem até umas praias interessantes, uma cultura de volei de praia e uma população jovem. Guardada as devidas proporções me pareceu um pouco com o Rio de Janeiro no clima dos barzinhos e nas pessoas. A população asiática é enorme, por vezes me senti na China sem nunca ter estado lá. A cidade é linda, tem áreas moderníssimas com prédios altíssimos e de arquitetura moderno e também preserva áreas antigas.
Como Chegar
A viagem de carro de Seattle a Vancouver é bem tranquila. São 141 milhas/226 km, que podem ser percorridos em pouco mais de 2 horas e meia. A estrada única, I-5 North, é bem cuidada e sinalizada. Para quem quiser chegar de avião, o aeroporto de Vancouver tem a sigla YVR, mas eu nunca consegui passagens diretas que tivessem preços competitivos. Se quiser voar para Seattle e usar transporte público, há ônibus que saem do aeroporto de Seattle e em alguns pontos na cidade. Eu usei o Quick Shuttle na volta de Vancouver pra Seattle e apesar das muitas paradas, foi uma ótima opção. Os tickets pro ônibus também são vendidos pela Amtrak e custam cerca de US$40.00 cada trecho. E há também o Greyhound que faz o trajeto Seattle-Vancouver e vice-versa. O trem Amtrak Cascades faz uma viagem cênica, passando por paisagens lindíssimas, que dura cerca de 4 horas. A passagem custa a partir de US$50.00.
A chegada na cidade de carro é linda e com certeza é uma ótima opção para se locomover pela cidade que é bem fácil de dirigir. Mas é possível também usar transporte público e táxis.
Que documentos eu preciso
Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. É possível pegar um visto de entrada única, ou múltiplas entradas no Consulado Canadense antes de sair do Brasil. Para Brasileiros com Green Card, não é preciso visto de entrada, basta apenas apresentar o passaporte e o Green Card. Americanos agora também tem que apresentar o passaporte para cruzar a fronteira.
Quanto Tempo Ficar
Três dias na cidade é o mínimo recomendável, mas se tiver tempo, fique pelo menos uma semana e inclua viagens a Victoria e Whistler. Há tanto pra se ver e fazer por lá.
Na minha primeira viagem eu fiquei algumas semanas e foi excelente porque comecei a aproveitar um pouco da cultura local e deu pra passar por todos os pontos turísticos e rever algumas coisas que eu tinha gostado mais. Quando fui com a família, ficamos apenas três dias, que com criança não é muito, já que você tem que dar uma desacelerada e ver as coisas com calma. Mas com certeza dá para ver os pontos principais da cidade.
Qual a Melhor Época para visitar
Eu fui no verão, que acho que seja a melhor época para aproveitar mais a cidade. Mas no inverno há a opção de visitar Whistler, que é uma área famosa pelos resorts de esqui. Vancouver não faz tão frio como em outras cidades canadenses da costa leste, então até no inverno recomendo visitar. Um detalhe a ser lembrado é que chove muito na cidade e há épocas de céu cinza por semanas. No fim de setembro pegamos meio friozinho e chuvoso, mas nada que atrapalhasse a viagem. Mas vá preparado, com guarda chuva e plano B pros dias de chuva.
Onde Ficar
Vancouver tem muitas opções de hotéis. As melhores opções para quem quer aproveitar o turismo na cidade ficam na área de Downtown. Aqui está o review do hotel Hyatt que ficamos em Vancouver e recomendamos. Como Vancouver está no Priceline, é bem fácil de conseguir hotéis.
O que é Imperdível na cidade
Tem tanta coisa interessante para fazer em Vancouver que alguns desses passeios, eu vou detalhar mais a fundo em posts futuros. Mas se você já quiser saber o que não pode faltar no seu roteiro, aqui as minhas sugestões.
1. Stanley Park – Dá pra passar um dia inteiro por aqui. O parque que fica do ladinho da cidade tem atividades que agradam a todo mundo. Uma sugestão é alugar uma bicicleta e passear pelo parque. Mas de carro você pode visitar também os pontos principais. É aqui que fica o Aquario de Vancouver, onde você pode ver as Belugas e Orcas e também o jardim dos Totem Poles.
2. Granville Island – No fim de semana, principalmente no verão, é uma das áreas mais animadas da cidade. As pessoas chegam de barco, há várias apresentações de arte e o mercado é uma delícia para comprar frutas frescas ou aproveitar um dos vários restaurantes.
3. Canadá Place – Localizado no Waterfront é um prédio super interessante feito de vidro e velas, meio imitando um navio. É aqui que fica o terminal de onde saem os cruzeiros e o prédio também abriga um hotel e dois centros de convenção. Bem perto do Canadá Place, no Waterfront é possível ver a tocha das Olímpiadas de inverno.
4. Relógio a Vapor em Gastown – Gastown é uma área super charmosa e a Water street que é pavimentada com pedras e tem lampadas a gás, tem lojinhas, restaurantes e cafés. O Relógio a Vapor, que acredita-se ser o 1o relógio a vapor do mundo, toca a cada 15 minutos e é uma parada obrigatória para fotos de quem vem a cidade.
5. Jardim Chinês Dr. Sun Yat-Sen – A cultura chinesa na cidade é fortíssima, afinal, eles chegaram na cidade antes mesmao dela ser criada. Esse jardim no meio da cidade é uma recriação dos jardins da dinastia Ming. Os materiais usados aqui foram trazidos da China e os os artesãos responsáveis pelas esculturas do parque vieram de Suzhou na China especialmente para preparar o jardim usando as técnicas tradicionais.
6. Science World – O Museu de ciências fica num prédio super interessante, virou cartão postal da cidade por seu domo geodésico. O local é ótimo para passear com crianças, com várias exposições interativas. O prédio tem um cinema no domo que passa filmes sobre lugares épicos.
7. Grouse Mountain e Capilano Bridge – Essas duas atrações ficam fora da cidade mas valem a visita se você vai ficar alguns dias a mais. Grouse Mountain tem uma das vistas mais lindas da cidade e também é o lugar para esquiar perto da cidade se vc for no inverno. Capilano Bridge é uma ponte suspensa que parece saida dos filmes de Indiana Jones. O parque tem áreas verdes é garantia de adrenalina. 🙂
A cidade tem muito mais pra oferecer, uma cena variadíssima de restaurantes e barzinhos descolados, uma vida noturna animada e bairros deliciosos de explorar a pé. São tantas coisas lindas e um povo tão simpático que é praticamente impossível não se apaixonar por Vancouver!
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Já apaixonei! RT @AprendizViajant Vancouver no Canadá – Prepare-se para se Apaixonar http://t.co/Kgnv8nc #outros500 #canada
Não só por esta cidade! 😉 RT @AprendizViajant: Vancouver no Canadá – Prepare-se para se Apaixonar http://500s.tv/rLEIJ #outros500
Essa é uma das viagens que está nos meus planos. Talvez em janeiro próximo, vamos ver… Bjs
Vai sim que é muiiito legal!
Claudia, como nao se apaixonar com um post tão lindo? Beijo grande
Nossa, super anotado pra levar as crianças um dia! Adorei o post.
É uma cidade maravilhosa pra levar as crianças..
Vancouver no Canadá – Prepare-se para se Apaixonar http://500s.tv/rLEIJ #outros500
Adorei seu post! Quero muito conhecer o Canadá, principalmente, Vancouver. Por isso, amei as dicas.
Obrigada Thais e volte sempre! 😉
As dicas para planejar sua viagem a Vancouver http://bit.ly/nQ6pK6
Dicas superanotadas. Estarei em Vancouver no mês que vem. Valeu!
Eliane,
boa viagem… e depois volte pra contar pra gente como foi a viagem!
Ameiiiiiiiiiiiii!!! Nossa, contando os dias pra ir logo.
Tomara que eu passe em alguns desses lugares tb.
Pena q vai estar friozinho, cheio de neve e não devo ter dias de tanto sol assim. Hehehehe.
Mas mesmo assim, estou suuuuuuper empolgado com a neve!
Bjssssssss
[…] afrancesadas. Montreal é um Canadá completamente diferente do que eu já conhecia… Vancouver, Toronto, Niagara Falls.. esquece. Pra começar a cidade “é bilingue”… Francês […]
Fiquei por 3 meses em Vancouver ,em 2009, estudando inglês. A gente se apaixona pela cidade já no primeiro dia. Como tive oportunidade de conviver com a cultura local, pois fiquei numa homestay, posso dizer que é uma cidade muito tranquila para se estar. Devido a tradição de receber pessoas de todo o mundo para aprender inglês, eles fazer você sentir-se em casa. Quero voltar lá, com certeza!
João, quero ir a Vancouver estudar inglês, teria como me passar dicas? to em dúvida se fico em homestay ou em universidade.
Vou estudar inglês em Vancouver durante 30 dias, e pretendo conhecer Seattle. Um fim de semana em Seattle da para conhecer lugares legais?
Valeu!
Dá sim… em Seattle as coisas são bem concentradinhas.
Beatriz, foram muito legais suas dicas, como estamos pensando em ir para Vancouver em agosto, já sabemos onde ir.
[…] Dicas de Vancouver (Blog Aprendiz de Viajante) […]
Muito bom o seu blog Beatriz. Eu e minha mulher também adoramos Vancouver e, inspirados em blogueiros como você, resolvemos contar nossa experiências no blog: http://www.perdidoporai.com
Lá colocamos diversas informações sobre Vancouver e as Montanhas Rochosas que podem ajudar os leitores do seu blog.
Abraço e sucesso!
Cláudio
Irei para Vancouver em Novembro, adorei as dicas.
Quero muito cruzar a fronteira e ir ao Estados Unidos fazer compras, e,m Seattle. Precisarei utilizar transporte público terei dificuldade, posso cruzar a fronteira?
Você descreveu muito bem! Eu fiquei por um mês na cidade no verão do ano passado e concordo com tudo o que disse, sou completamente apaixonada por aquela cidade… ô saudade! 🙂
É demais né Laísa? Eu também morro de saudades.
[…] mais dias facilmente para fazer passeios fora da cidade. De Seattle é interessante considerar uma visita a Vancouver, no Canadá, são apenas 2 horas de carro, e vale muito a pena. Se você está indo no inverno para […]
Estou indo agora em agosto…vou ficar 15 dias. Gosto de bares, restaurantes, etc etc etc…o que recomenda? victoria vale a pena?e o passeio de trem?
Ei Claudia, td em paz?
Muito legal suas dicas oh!
Estou indo de Seatlle para Vancouver em Abril, queria saber como é o tempo em Vancouver nesse perios (Abril) e se possivel, Qual a melhor opção, ir de trem ou de carro?
Valeu pelas dicas…
Quanta objetividade e ao mesmo tempo informações especificas. Gostei muito. Parabéns!
Cláudia ótimas dicas, você recomenda o passeio de trem Vancouver – Whistler?
Boa tarde,
Procuro dicas para Edmonton…
Tem alguma????
obrigada
Oi Cláudia…. é fácil ir de Vancouver para Victória? Estou planejando um intercâmbio nesta última e parece que sairia mais barato ir até Seattle e de lá pra Vancouver….
Os voos estão muito caaaaaaaroooooosssss rsrsrs
Olá Claudia!!! Apaixonante o relato desta tua viagem!!! Pretendemos fazer esta mesma viagem em agosto de 2015, com nossa filha de 2 aninhos. Queremos ainda estender até Banff e Jasper, fazendo a famosa estrada mais linda do mundo!! Porém, estou c uma dúvida, pode-se alugar um carro em Vancouver e entregá-lo em Seattle ou vice e versa?? Entrei em 2 sites de rental que não permite a devolução do carro em país diferente. Como fizestes?
Abraço
Lisi Pilger
Olá, amei seu post, estou pensando em ir para Vancouver fazer curso de inglês. Para passear em Seatle é preciso apresentar visto dos EUA? Como funciona? Obrigada!!!!!!!
Oi, eu queria saber se precisa de visto americano para conhecer seattle saindocde vancouver,
Sim precisa.
Estou preparando uma Viagem para Vancouver em Outubro, boas dicas vou seguilas, e tentar aproveitar o máximo! !
Meu mais novo amor de cidade. Faz uma semana que voltei de lá depois de um mês estudando e explorando tudo que podia e já estou morrendo de saudades. Li seu texto antes de ir e só posso comprovar que ela é mesmo apaixonante. Essa parte do Canadá explica pq a província é chamada de Beautiful British Columbia.
A carteira de motorista vale também igual nos EUA?E para atravessar a fronteira é tranquilo?