A Flávia Mariano, jornalista, escritora e blogueira, assim que soube do post sobre a Croácia que a Bibi escreveu, me contou que tinha ido a Sarajevo, que fica ali do ladinho. A Bósnia é um daqueles lugares que eu tenho curiosidade de visitar mas parece sempre tão distante da realidade… então pedi para ela fazer um relato sobre a viagem e aqui está! Nesse post ela desmistifica a cidade e mostra que mesmo sozinha dá sim para encarar uma visita a Sarajevo e se encantar por ela. Com a palavra, Flávia:
Sarajevo, na Bósnia, não é bem música para os ouvidos dos viajantes tradicionais, ainda mais para as viajantes solitárias. Logo de cara as pessoas com mais de 25 anos, lembram das imagens dos conflitos, exibidas na TV no início da década de 90.
Mas, se você der uma chance à cidade… Vai se encantar! Por que? Porque a cidade reúne tudo de bom! É linda. No inverno parece de boneca, coberta de neve e rodeada de montanhas.
Com dicas simples é fácil chegar, sair, se locomover e se encantar!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Chegando – Por mais que eu queira dizer que é fácil chegar aqui, não é. Se comparado a outros destinos na Europa, você pode estranhar. Trem até chega, mas não é a melhor e mais rápida opção. Por aqui a palavra é: ônibus! Eles funcionam bem e no horário. Só fique atento por qual rodoviária seu ônibus irá chegar. Uma fica fora da cidade! Eu não sabia disso e cheguei de madrugada, nevando, no fim do mundo, mas isso é uma longa história…
Inglês – Muita gente fala, e muito bem!
Passeios – Para mim, primeiro você deve fazer o Passeio do Túnel – Tunnel Tour. É um passeio feito de carro, por uns 12 Euros, onde você irá conhecer o túnel feito pelos residentes para conseguir sair do centro da cidade sem ser alvejado por balas. Nesse tour, você tem uma explicação maravilhosa sobre tudo o que aconteceu por aqui e fica abismado como o ser humano é capaz de tanta criativadade quando o assunto é: sobreviver.
No dia seguinte, ai sim, vá fazer o walking tour pela cidade. Você vai aproveitar muito mais se fizer nessa ordem.
Tempo na cidade – 3 dias é mais do que suficiente! Se só tiver 2 também dá para ver bastante coisa, não deixe de vir por causa disso. Se só tiver 1 dia, acorde cedo e faça os 3 tours, por exemplo. Ainda sobra tempo para as compras!
Compras – Por ter muita ligação com a Turquia, em alguns momentos você pensa que está em uma little Istambul. Aqui é um ótimo local para comprar prata. Cada coisa linda com preços ótimos!
Moeda – KM é a moeda local. Por agora, não estão aceitando Euros nas lojas, mas pode mudar a qualquer momento.
Visto – Desde o ano passado, brasileiro não precisa de visto para entrar na Bósnia, o que facilita ainda mais o passeio, porque ter que pedir visto é sempre custoso e chato. Agora, é só mostrar o passaporte e entrar nesse país de tantos encantos.
Sarajevo é uma pequena cidade que parece que parou no tempo. Seus bondes circulando pela rua dão a idéia de que por aqui ainda é um daqueles poucos locais onde você pode viver a história. Algumas marcas e balas em prédios, alguns prédios decadentes, inclui-se ai a estação de trem, os fumantes que não se importam com seu pulmão, tudo isso, faz com que a cidade tenha um charme que vale a pena a visita.
Mas eu não vou parar a minha viagem para vir aqui! Realmente, se seu destino é a Itália, Paris, Londres, vir a Sarajevo só entrará em seus planos se achar uma passagem em promoção ou se for seu sonho de infância.
Mas se estiver viajando por Dubrovnick, na Croácia, por que não dar um pulinho em Sarajevo? A cidade agradece sua visita com pessoas sorridentes, simpáticas, animadas e muito orgulhosas de como conseguiram vencer a batalha que durou de 92 a 95, tendo muito menos poder bélico que o inimigo. Vale a pena trazer os adolescentes aqui, se vale!
Recomendo para: famílias, viajantes em busca de aventura, casal (não em lua de mel) e claro, as mulheres viajantes, porque essa cidade recebe muito bem mulheres sozinhas.
Tempo: O inverno é rigoroso! Se não for das pessoas mais resistentes, prefira as outras estações do ano.
Agora não tem mais desculpa, coloque Sarajevo no seu roteiro e aproveite!
Adorei participar! Divulgando!!! Bjos
[…] This post was mentioned on Twitter by Flavia Mariano, Aprendiz de Viajante. Aprendiz de Viajante said: SARAJEVO. Corra, antes que ela entre na moda! Post da @flavia_mariano lá no blog! http://bit.ly/fmJ3Dm […]
Sou louca para conhecer essa parte da Europa. Espero que ainda dê tempo!rsrs
Beijo!
Também tenho muita curiosidade em conhecer essa parte. Península balcânica me encanta.
Sonho em conhecer países pequenos como Luxemburgo, Liechtenstein, mas principalmente um país que faz parte dessa região, Kosovo.
Suuper interessante!!! Lindas fotos, com certza vou incluir no meu roteiro!
Legal saber que na Bósnia não precisa de visto, na Rússia tbm não precisa mais…legal pra sair dos roteiros tradicionais. Adorei o post. Abraço.
Lugar maravilhoso de se conhecer, pois passei por lá em 2.010 adorei sua história. Temos muito que aprender com muitos lugares da Europa, e Sarajevo aos poucos está se reerguendo, torço muito por isso. A foto do calçadão de compras, o túnel, o mapa, etc. Passei por outros lugares da Bósnia e Herzegovina, como Tesanj, Mostar e também Sarajevo. Muita história a apreender.
Luis, como vc fez para ir a Tesanj? Foi tb a Blagaj?
Ótimo relato! Estou planejando uma viagem para Sarajevo em Janeiro e suas informações foram muito úteis sobre as sensações da cidade!
Estive na Bósnia no ano passado e adorei! O povo é muito amável e solícito! O engraçado foi contar pros amigos pra onde eu estava indo. Ninguém achava que era um lugar seguro! Sarajevo foi uma grata surpresa. Quando eu fui, visitei tb o frontline, onde ficavam as tropas sérvias, no alto das montanhas que circundam Sarajevo, e as instalações das olimpiadas de inverno (tem um bar, do lado do estadio que tem até uma foto do Pelé com o craque bósnio da época). Ainda visitei Mostar, Blagaj e Boracko lake, vindo de Dubrovnik. Eu recomendo! Parabens pelo post!
Igor, estou tentando descobrir qual a melhor maneira de ir a Blagaj, Kravice Flls e Pocitelj… alguma dica? Obrigada
Muito obrigada pelo post!!! Dá pra ter uma idéia se vale ou não a pena ir. Vamos em abril de 2015, se DEUS quiser!!! Agora a gente já quer!!!
Olá, adorei seus comentários, pois como também sou mulher viajante sozinha, fico um pouco receosa em conhecer destinos diferentes hehe.
Alguma dica para dar?
Oi!
Obrigado por ter me incentivando ir a Saravejo. Foi maravilhoso!! Amei tudo. viajei ssozinha e não tive nenhum problema. Vale demais conhecer à Bósnia
ola,
esse tunnel tour, é aquela casa onde tem o museu e uma parte do tunel usado pela população??
existe algum tour para conhecer todos os pontos atingidos pela guerra??
abs