A Helô que já escreveu pra gente sobre o Algarve em Portugal, agora nos apresenta Berlim no inverno, com as paisagens brancas que transformam o cenário europeu. Ela foi com o marido e os pais em 14 de dezembro e a ideia era fica até o dia 17, mas eles enfrentaram a saga dos aeroportos fechados por toda a Europa por causa da neve e acabaram voltando para casa, em Londres, só no dia 21! Aqui ela conta como foram os dias na capital da Alemanha.
Roteiro
A gente sabia os pontos que queria visitar, mas não pude fazer um roteiro certinho pq não sabia o quanto minha mãe ia aguentar (fui com o marido e meus pais!), já que ela tem uma dor na perna que faz com que ela precise parar e descansar bastante. Então foi no estilo “andando e parando pro café”. No fim de cada dia a gente meio que combinava o que queria fazer no dia seguinte. Outra coisa que influenciou muito foi a neve. A cidade estava coberta de neve! Claro que a paisagem era lindíssima, mas não é fácil enterrar o pezinho na neve por quilômetros a fio, especialmente para os meus pais, que moram no Brasil!!!
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Como chegar
Fomos de avião, de Londres. Pegamos voos da Easy Jet, do aeroporto de Gatwick para o Schönefeld. A volta acabou sendo pelo aeroporto de Stansted, por causa do rolo do cancelamento dos vôos (voltamos de Lyon, na França).
Onde se hospedar
Recomendo o AI Königshof, mas pra quem não tem frescura! O hotel é ao lado da estação de Charlottenburg (S-bahn). O trem para a estação central (hauptbanhof) leva apenas uns 7 a 10 minutos e passa de 5 em 5 minutos mais ou menos. Dividimos um quarto quádruplo pra baratear a viagem, e fora os micos de ter que dividir quarto com os pais/sogros, não rolou nenhum perrengue! Nós 4 por 3 noites ficou 270 euros (ou seja, 45 por noite por casal). Ah, o café da manhã estava incluso mas era bem fraco, melhor ir até algum café e comprar um croissant mesmo!!!
Atrações/Passeios
O primeiro dia andamos do Reichstag (Parlamento Alemão), até a Alexander Platz, pela rua Unter den Linden (antes demos uma mini desviada pra ver o monumento do holocausto, que é uma das coisas mais bonitas que já vi). Nessa andada vc ja vê muita coisa: o Portão de Brandemburgo, a catedral, o quateirão dos museus, a torre de tv e mais um monte de coisas bacanas. Eu sou meio “boba” , fico encantada com tudo! No segundo dia começamos pela East Side Gallery, mais afastada do centro da cidade (mas também muito fácil de chegar pelo S-Bahn ou U-Bahn). Essa galeria a céu aberto nada mais é do que o pedaço mais longo e bem preservado do muro de Berlim!!! Vale muito a pena andar de uma ponta a outra. De lá, nesse clima de guerra fria, fomos até o Check Point Charlie, que é o local onde ficava o posto de controle entre o setor americano e soviético. Esse ponto ficou famoso por que em 1961 os dois lados apontaram tanques de guerra um para o outro (essa foto é bem famosa). Depois disso, segui pro Museu da Bauhaus, que só aconselho pra quem trabalha ou curte muito design. E então a última parada do dia foi a região da Potsdamer Platz, uma parte mais modernete da cidade, com prédios bem comerciais, shoppings, cinemas e etc. No dia que achávamos que era o último, entramos na catedral e demos umas espiadas nos museus Bode e Pergamon. Com nosso voo foi cancelado nesse dia e ficamos mais uma noite lá por conta da Easy Jet (em um hotel ao lado do aeroporto), no dia seguinte andamos pelo bairro de Mitte, que é meio metidinho a alternativo : ) lojas bacanas, alternativas, de moda e design. Voltamos cedo pra pegar o voo, que mais uma vez acabou sendo cancelado. Daí pra frente, só tivemos dor de cabeça!!!
Onde e o que comprar
Como toda cidade turística da Europa, qualquer rua mais movimentada tem lojinha de souvenir!
Onde comer
Tem um asiático delicioso e com preço ótimo chamado Shi-mai (veja aqui).
Outro que jantamos duas noites seguidas foi o Momm-sen Eck, bem perto do nosso hotel. Um alemão tradicional maravilhoso! (veja aqui) E a gente comeu muito nas feirinhas de Natal espalhadas por toda cidade!!!
Imperdível (Ponto alto da viagem)
O monumento do Holocausto e a East Side Gallery. Pra mim em particular a visita ao Museu da Bauhaus, já que estudei muito sobre o assunto na faculdade e depois na profissão!!!
Furada
Não ter conseguido entrar no Reichstag, o Parlamento Alemão. Como várias amigas foram numa boa, sem ter que reservar nem nada, nem fui pesquisar. Chegando lá descobrimos que agora as visitas tem que ser marcadas com pelo menos 1 mês de antecedência…E tem que ser marcado uma visita guiada. Veja aqui.
Não repetiria jamais
Acho que não volto no inverno para não ter a possibilidade do cancelamento do voo! Mas só, porque tudo valeu a pena!!!
Se pudesse planejar de novo, o que mudaria
Colocaria algumas horinhas pra ir visitar o Schloss Charlottenburg, um palácio maravilhoso!!
Indicado para
Não consigo imaginar quem não possa curtir uma viagem a Berlim!!!
Outros posts que a Helô escreveu sobre a viagem
http://miblogito.blogspot.com/2010/12/berlim_27.html
http://londondesigns.blogspot.com/2010/12/berlim-museu-da-bauhaus.html
http://londondesigns.blogspot.com/2010/12/mais-berlim.html
http://londondesigns.blogspot.com/2010/12/berlim-como-inspiracao.html
[…] This post was mentioned on Twitter by entretulipas. entretulipas said: RT @AprendizViajant: Berlim "de branco" com a Helô http://bit.ly/gfWpnd […]
Adorei… Berlin é uma das minhas cidades do coração… Já estive lá 5 vezes e voltaria amanha mesmo se possível 😉
Parabéns Helo pelo Post e experimente voltar a cidade no inicio do Outono
[…] 3×4: Em Berlim com a Helô […]
Berlim é fantástica, mas visitar no inverno é meio barra, os dias escurem muito cedo e em pouco tempo vc congela, nao consegue ficar muito tempo do lado de fora, vendo os locais. Além disto muita coisa legal para se ver e fazer aqui só funciona no verao. Por outro lado, para quem vier nesta época, nao deve deixar de ir a um mercado de Natal – um dos meus preferidos é o da praca Gendarmenmarkt.
Nossa,agora fiquei com um pouco de medo de ir no inverno..vou passar o ano novo la!!! Nao aguento temperaturas muito baixas…ficou linda essa foto do Monumento ao holocausto coberto de neve…
Lendo o post da @HeloRighetto e anotando os ultimos detalhes de Berlim http://t.co/d6uYdG8S
[…] Berlim na Alemanha com a Helô […]