Eu adoro fazer passeios bate e volta a partir de Londres (já dei várias dicas assim aqui no blog e inclusive publiquei um ebook sobre Oxford & Cambridge!), então eu e três outras blogueiras que moram aqui resolvemos visitar juntas algumas cidades. A ideia é mostrar para os nossos leitores a Inglaterra além de Londres, e resolvemos começar por Winchester, que fica no condado de Hampshire. Além das fotos que estão nesse post, você pode ver também tudo que nós quatro colocamos no Instagram através da hashtag #OffToWinchester.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Nosso trem saiu da estação de Waterloo às 9 da manhã, e a viagem levou uma hora (compramos as passagens pelo site thetrainline.com que eu sempre uso e recomendo, já falei dele diversas vezes aqui no blog). Chegando lá, nosso guia nos aguardava na estação, para um tour express de uma hora e meia. Eu recomendo muito fazer um tour guiado caso você goste de saber detalhes da história da cidade: datas, pessoas, arquitetura e curiosidades. O tour guiado pode ser agendado diretamente com o site do Visit Winchester (veja mais detalhes aqui).
Começamos o tour pela parte alta da cidade, mais precisamente em Peninsula Barracks, uma área onde estão alguns museus militares (The Royal Green Jackets Museum, The Gurkha Museum, Horsepower Museum). Não entramos em nenhum dos museus por pura falta de tempo, mas pode ser interessante pra quem tem interesse nesse assunto. De lá começamos a descer e passamos pelo Westgate, um dos cinco portões originais da cidade (e o único que ainda existe), que também é um museu (e tem uma vista bem bacana da High Street, peça para ir no rooftop se o tempo estiver bom!).
Descemos pela High Street (a rua principal de Winchester, toda cidade na Inglaterra tem uma High Street, e é geralmente no centro antigo, perto das atrações do lugar e onde se concentra a maior parte das lojas e restaurantes) e fomos em direção a Catedral (que é o maior ícone de Winchester). Mas, como iríamos entrar nela mais tarde, apenaspassamos em frente e seguimos rumo ao Wolvesey Castle. Quer dizer, as ruínas dele. Esse castelo foi construído no século 12 e foi destruído na guerra civil, em 1646 (mas nesse meio tempo sofreu alterações). Existem placas que contam com mais detalhes a história do Wolvesey Castle, e a entrada é gratuita.
Atenção fãs de Jane Austen: perto do Wolvesey Castle, na College St, fique de olho em uma casa amarela. Ali é o lugar onde ela passou seus últimos dias e morreu. Essa casa não está aberta para visitação, mas se você quer saber mais sobre sua vida e obra, vale a pena visitar a casa onde ela viveu por 8 anos e escreveu alguns dos seus livros. Essa casa fica em Chawton, não muito longe de Winchester, e eu escrevi sobre ela aqui. Vamos falar dela de novo nesse post, pois ela foi enterrada na Catedral de Winchester.
Para almoçar, escolhemos o pub The Wykeham Arms, que foi recomendado pela secretaria de turismo de Winchester. Gostamos muito de lá, é um pub super tradicional do século 16 e cheio de personalidade, com vários cacarecos decorando as paredes. Apesar de ser um pub grande, eu acho melhor fazer reserva com antecedência, principalmente se você estiver em Winchester em um final de semana. Mas, se quiser só passar pra beber alguma coisa, é só chegar, como em qualquer outro pub.
Depois do almoço seguimos para o Great Hall, que é a única coisa que sobrou do Castelo de Winchester (que foi destruído também na guerra civil). Eu acho que a visita vale a pena não apenas pela arquitetura preservada do século 13, mas principalmente por causa da távola redonda… Quem aí conhece a história/lenda do Rei Arthur? Pois a suposta mesa redonda onde o Rei sentava-se com seus cavaleiros está lá, gigante e imponente. Eu digo supostamente porque a mesa é antiga – mas não tão antiga a ponto de ter existido na época que dizem que o Rei Arthur existiu. Mas é uma história bem interessante e querendo ou não a gente meio que torce pra ser verdade! Afinal, não é sempre que temos a oportunidade de estar cara a cara com um objeto tão ‘místico’, que mexe com a imaginação da gente.
Deixamos a atração principal por último: a bela catedral, que começou a ser construída no século 11. Eu recomendo deixar pelo menos umas 2 horas pra ver todo o interior da catedral com calma, pois são muitos detalhes e espaços para visitar. O túmulo de Jane Austen é um dos destaques, assim como a parte central, destinada ao coral. Nós tivemos sorte de estar lá enquanto alguém tocava o órgão, e eu aproveitei para fazer uma transmissão ao vivo no Facebook. Dá pra ver um pouco dessa maravilha de lugar com trilha sonora ao fundo!
O ingresso para entrar na Catedral de Winchester custa £7.95, e se você quiser mais informações sobre o que vai encontrar lá, recomendo consultar o site (nunca vi um site tão completo assim para uma igreja, achei super legal).
Antes de pegarmos o trem de volta para Londres, passamos na beira do Rio Itchen e sentamos para tomar um café em um dos vários restaurantes que tem na High Street. Foi um dia intenso, vimos muita coisa e aprendemos bastante sobre a história da cidade. Você pode ler os relatos das minhas companheiras de viagem nos blogs delas: Catálogo de Viagens, Brazuka e Sete Mil Km.
Nós 4 fomos para Winchester pelo projeto #OffTo, de nossa autoria. Contamos com o apoio do VisitWinchester e Visit Hampshire, que nos ofereceram o tour guiado pela cidade, entradas para a Catedral de Winchester e tour do Great Hall.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Orgulho danado de fazer parte do projeto #offto e muito feliz por ter conhecido Winchester e um pouco de sua história. Passeio altamente recomendado!! 🙂
Sem palavras pra Londres, mas esse país pequenino tem tanta coisa linda e encantadora e estou maravilhada com Winchester. Helô, que coisa mais linda. A catedral é magnífica. Eu gosto muito de visitar catedrais, tanto pela arquitetura como pela história e deu uma vontade enorme de conhecer Winchester. As fotos ficaram lindas.
Muito legal seu post! Estive em Winchester 9 anos atras e fiquei com vontade de voltar. Quando for certamente vou ao pub que voce sugere.
[…] em tempo real na hashtag #OffToWinchester e os relatos das minhas companheiras de projeto Helo, Liliana e […]
O post está super completo, Helô. Arrasou! Muito legal conhecer Winchester, e com vocês! Quem venham outros offto para a nossa conta!
[…] oito anos. Dessa vez a viagem foi em companhia das blogueiras com as quais eu já havia ido para Winchester, como parte no nosso projeto #OffTo: Liliana, do Catálogo de Viagens; Karine, do blog Brazuka; e a […]
[…] Catedral de Winchester como existe hoje começou a ser construída no século 11. É uma história extensa, refletida na […]
Olá, adorei a reportagem, e fiquei super interessada em ir conhecer. Apenas uma dúvida, posso fazer o vtour pela cidade a pé?
Obrigada
Oi! Sim, fizemos tudo a pé
Olá Heloísa,
Na próxima visita, venha conhecer minha pousada e restaurante com pub que aparece na foto da reportagem de Winchester. Se chama Old Vine e fica em frente à Catedral. Será um prazer recebê-la aqui em Winchester na sua próxima visita.
Abraço
Marcelo Pugliese
Proprietário
The Old Vine
Oi Marcelo! Nossa, q pena q nao sabia! Com certeza vou sim, obrigada pelo comentário!
Amo o blog, a revista… Tudo! Parabéns pelo trabalho!