Esse post faz parte da blogagem coletiva ‘verão europeu’, organizada por diversos blogueiros que moram na Europa. Veja a lista de participantes no final do post.
Eu sei que quando se pensa em praia na Europa, o Reino Unido nem de longe aparece na lista de desejos dos viajantes. Mas você pode se surpreender com o litoral britânico, assim como eu me surpreendo cada vez que conheço uma praia nova. Há, na terra da Rainha, praias de águas cristalinas! Difícil de acreditar né? O melhor é que algumas delas você pode conhecer em um bate e volta a partir de Londres, como Eastbourne.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Então, na sua próxima viagem ao Reino Unido, coloque algo inusitado na mala: um protetor solar!
Leia também:
- O que fazer em Londres no verão
- Piscinas públicas para dar um mergulho e se refrescar no verão de Londres
- 5 bebidas para provar em Londres
Bournemouth
Bournemouth é uma cidade litorânea no condado de Dorset, no sul da Inglaterra. Uma das grandes vantagens da praia em Bournemouth é que são de areia, e não pedrinhas, algo bem comum na Europa. Outra coisa que você vai notar rapidinho na cidade são as cabanas coloridas que ficam na beira mar. Tão fotogênicas! Essas cabanas são utilizadas pra descansar, cozinhar, guardar coisas – cada um faz o uso que quiser da sua. Pelo que eu entendi, são bem disputadas e não é tão fácil conseguir uma pra comprar ou alugar.
Obviamente que por ser uma cidade litorânea – e ainda por cima estar localizada numa área conhecida como ‘Jurassic Coast’, cheia de paisagens maravilhosas – a principal atração da cidade é a praia, mas Bournemouth tem vida além mar também. Como em toda cidade litorânea da Inglaterra que se preze, tem um píer que concentra diversas coisas: café, restaurante, parquinho de diversões e eventos sazonais (claro que no verão fica muito mais bombado).
Eu acho que Bournemouth é uma boa opção para passar um fim de semana – com 3 ou 4 dias você pode aproveitar para conhecer as vizinhas Poole e Christchurch, além de explorar a Jurassic Coast e passar por Durdle Door.
Tenby
Tenby é a porta de entrada para a região de Pembrokeshire, no País de Gales. É lá que você vai chegar caso faça sua viagem de trem a partir de Londres, e de lá é possível explorar toda a região fazendo passeios bate e volta para outras cidades, praias e atrações.
A infraestrutura de hotéis e restaurantes é boa, apesar de Tenby ser bem pequena.
O mais importante, porém, é que Tenby é uma cidade litorânea – é um destino de verão bem popular graças as suas várias praias e o visual das casas coloridas a beira mar (por causa de sua localização, Tenby faz parte do Wales Coastal Path, sobre o qual já falei aqui e aqui). O centrinho de Tenby é cercado por muralhas medievais, e no pequeno porto/marina saem vários passeios de barco. A maioria desses passeios tem como destino a Caldey Island, uma pacata ilha que tem paisagens espetaculares.
Se você for a Tenby, aproveite para conhecer também a vizinha Saundersfoot, um dos destinos de praia mais visitados do País de Gales. É possível ir caminhando entre as duas cidades (como parte do Coastal Path), e chegar em Saundersfoot já com o pé na areia! Perto da beira mar você encontrará vários cafézinhos/restaurantes, e apesar de ser uma cidade bem pequena (como todas mencionadas nesse post!), há todo um burburinho que só as cidades litorâneas tem!
Eastbourne
Eastbourne fica no condado de East Sussex (sul da Inglaterra), e a viagem de trem pra lá leva pouco menos de 2 horas a partir da estação de Victoria. Em Eastbourne, assim como em várias outras cidades costeiras da Inglaterra, a praia é de pedras – pode parecer um pouco estranho a princípio mas não é ruim, basta você estar preparado (chinelo, cadeira, etc).
Mas a principal atração de Eastbourne não é a praia, e sim Beachy Head: o topo de um penhasco de cal, algo bem característico da costa sul da Inglaterra. Para chegar lá dá pra ir andando a partir da praia ou então pegar um ônibus hop on/hop off (que eu recomendo, a caminhada é cansativa, pois é subida). Lá no alto tem um pub muito bacana, chamado The Beachy Head, e eu recomendo fazer uma reserva para almoço/jantar. Ou então, leve uma cesta de pic nic para comer ao ar livre mesmo se o tempo estiver bom!
Portelet Bay
O lugar que mais gostei em Jersey (uma das Channel Islands). Quando cheguei lá e vi aquela praia vazia, águas cristalinas… quase quis enfiar a cara na areia de raiva de não ter pesquisado melhor. Se eu soubesse, teria me equipado pra passar algumas horas lá pra tomar um banho de sol e me refrescar no mar. Portelet Bay é um pedaço de paraíso, quase intocada pelo homem!
É preciso descer uma escadaria loooonga (a subida é de matar), o que acredito que afugenta os visitantes. Muita gente deve descer do ônibus, dar uma olhada na vista, comer ou beber algo no pub que tem logo ali (Old Portelet Inn, uma graça) e ir embora. Não faça isso! Vá até lá embaixo, é recompensador. Se o dia estiver quente como estava quando eu fui, vá de biquini, leve toalha e aproveite! Pra chegar lá pegue o ônibus 12 ou 12A que saem da estação central em St Helier, capital de Jersey.
Rhossili Bay
Rhossili Bay fica na Península de Gower, no País de Gales (é possível fazer um bate e volta a partir de Cardiff). A península fica um pouco mais pro oeste da capital galesa e está projetada bem na área onde o canal de Bristol encontra o Oceano Atlântico, e ela toda é considerada “Area of Outstanding Natural Beauty” (área de beleza natural extraordinária).
Fizemos esse passeio com a agência See Wales, e foi tudo ótimo (pagamos £45 cada um). A van pegou o grupo em frente ao National Museum de Cardiff logo cedo, e então pegamos estrada rumo a Gower. A nossa primeira parada foi em Langland Bay, e de lá fomos caminhado pela costa até Caswell Bay. Conseguimos até ver um leão marinho, mas foi super rápido e não deu tempo de sacar a máquina fotográfica.
Depois partimos rumo a Rhossili Bay… e o que tenho a dizer de lá: UAU!!! A vista da baía lá de cima do penhasco vai mudando a cada passo que você dá. E ainda tem o Worm’s Head, uma formação rochosa bem na ponta da baía – é possível caminhar até lá mas tem que ter muito cuidado com a maré, que avança super rápido.
Recomendo MUITO esse passeio! Seja com agência, como fizemos, ou independente. Existem vários B&B’s na região e pelo que vi a estrada é fácil de ser desbravada. Mas seja como for, não deixe de comer um hamburguer com carne de carneiro na barraquinha do estacionamento em Rhossili Bay! É o melhor hamburguer que comemos até hoje!
Blogs participantes da blogagem coletiva ‘verão europeu’:
- Milão nas mãos: O verão na Itália
- 360meridianos: Cidades para beber cerveja no Verão Europeu
- Agenda Berlim: Verão em Berlim – vem ver os eventos que vão rolar na cidade
- Viajar Pela Europa: Conheça Navagio, a praia mais incrível da Grécia
- Viajoteca: Drinks que são a cara do Verão Europeu
- Pelo Mundo Blog: Mainau, a ilha das flores
- De Café por Barcelona: Bebidas del Verano
- O Porto Encanta: Ruas, praias, parques jardins e muitas festas! É o Verão no Porto
- Sol de Barcelona: Os melhores Rooftops para curtir o verão
- Direto de Paris: Cinco viagens para aproveitar o verão na França
- Catálogo de viagens: Progamas típicos londrinos de verão
- Brasileiros Mundo Afora: Evento de verão imperdível em Berlim – Classic Open Air no Gendarmenmarkt
- Roma Pra Você: Comer, Beber, Divertir… ou como curtir o verão romano
- Destino Provence: 5 bate-volta de verão saindo de Aix-en-Provence
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
[…] – Verão em Berlim: vem ver os eventos que vão rolar na cidade Aprendiz de Viajante – 5 praias pra conhecer no Reino Unido Brasileiros Mundo Afora – Evento de verão imperdível em Berlim: Classic Open Air no […]
[…] Europeu Pelo Mundo Blog: Mainau, a ilha das flores De Café por Barcelona: Bebidas del Verano Aprendiz de Viajante: 5 praias para conhecer no Reino Unido Sol de Barcelona: Os melhores rooftops pra curtir o verão O Porto Encanta: Ruas, praias, parques […]
[…] Aprendiz de viajante […]
[…] Agenda Berlim Viajar Pela Europa Viajoteca Pelo Mundo Blog De Café por Barcelona Aprendiz de Viajante O Porto encanta Catalogo de viagens Brasileiros Mundo Afora Roma Pra Você Destino […]
Nossa Helo, quanto praia linda. 😀
Só me falta a coragem de entrar nessa água gelada. hehe
[…] a ilha das flores De Café por Barcelona – Bebidas del Verano Aprendiz de Viajante – 5 praias pra conhecer no Reino Unido Sol de Barcelona – Os melhores Rooftops para curtir o verão O Porto encanta – Ruas, […]
[…] Aprendiz de Viajante […]
Estava curiosa pra ler esse post, acho que, por como vc disse ao princípio, sou uma dessas pessoas que não relaciona praia com Reino Unido, mas que grata surpresa. Que paisagens lindas! e o hamburguer… ai, ai que vontade que deu.
Beijos
Nem imaginava que o Reino Unido tivesse praias tão bonitas. Grata surpresa. Vc tem razão ninguém pensa em praia quando fala de Inglaterra.
Tem duas dessas que não conheço. Mais duas pra lista de lugares para visitar, que não tem fim. Adorei, Helô!
quais que faltam Lili?