Antes de vocês me falarem que um dia e muito pouco para conhecer Salzburgo, deixa eu falar aqui: sim, eu sei! Salzburgo merece pelo menos um final de semana, mas um dia era o que eu tinha, e não ia deixar passar a oportunidade de conhecer a cidade por causa da limitação de tempo. Afinal, não sei quando terei uma nova oportunidade de visitar a terra de Mozart e a cidade que serviu de cenário para váriuas partes do filme ‘A Noviça Rebelde’. Adorei tudo que vi e se um dia eu puder, voltarei pra lá (E voltarei também pra Schönau am Königssee, outro lugar que conhecemos no mesmo dia de Salzburgo, sobre o qual você pode ler aqui).
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Bom, nossa primeira parada depois de estacionarmos o carro (não foi fácil encontrar uma vaga no estacionamento – e na rua era impossível!) foi a Catedral de Salzburgo. A construção data de 774 (!!!), mas foi reconstruída em 1181 após um incêndio, e desde então sofreu algumas alterações e reformas, mas ainda conserva características barrocas (e a pia batismal que foi inclusive usada no batismo de Mozart ainda está lá!). O interior da catedral é lindo, mas o que mais me impressionou foi o teto. Difícil controlar o overposting no Instagram!
Da Catedral caminhamos até um dos lugares que serviu de cenário pro filme ‘A Noviça Rebelde’, o cemitério adjacente a igreja St. Peter (Petersfriedhof). Eu não sei exatamente se as filmagens foram no cemitério ou se o cenário foi reproduzido em estúdio (li as duas versões, eu sempre acjei que tinha sido lá, mas um site disse que apenas serviu de inspiração), mas de qualquer forma dá pra reconhecer imediatamente do filme, na parte que a família está fugindo dos nazistas e se esconde nas catacumbas. O cemitério é bonito e proporciona uma vista linda da nossa próxima parada: o Festung Hohensalzburg, o forte/castelo construído no alto do penhasco.
Subimos até lá pelo funicular (dá pra subir ou descer a pé, mas é bastante cansativo!). Pra mim, o melhor dessa visita foi a vista da cidade que se tem de cima – a construção medieval é sim bem bonita (afinal são 900 anos de história), mas não achei o conteúdo algo assim imperdível. Você paga 11.30 Euros para fazer a visita (inclui o ticket do funicular). Achei esse videozinho que mostra um pouco mais do que você irá encontrar lá dentro, aí fica mais fácil decidir se vale ou não a pena!
Depois de visitar esses pontos turísticos, decidimos parar pro almoço e escolhemos o Café Tomaselli, na Alter Markt. É um lugar bem turístico, e bom para um almoço leve (sanduíches, omeletes, saladas), e como o dia estava quente e lindo escolhemos uma mesa do lado de fora. De lá, é facinho caminhar até o centrinho antigo da cidade (na verdade você já estará no centro antigo, mas não na rua principal), mais especificamente a Getreidegasse, a rua cheia de lojas com placas fofíssimas, que parecem medievais (até a Zara tem a plaquinha no estilo medieval!).
Todas as ruazinhas adjacentes também são exclusivas para pedestre, então é um bom passeio pra ser feito com calma – ver as vitrines, parar pra um café e é claro comprar um chocolate Mozart – as lojas especializadas estão por toda parte! Falando em Mozart, na Getreidegasse está tambem a casa onde Mozart nasceu, e do outro lado do rio está a casa onde ele morou alguns anos antes de ir pra Viena (que foi reconstruída depois da Segunda Guerra). Ambos lugares podem ser visitados, e todas as informações estão nesse site.
E assim terminou nosso dia em Salzburgo! Lembrando que fomos até lá de carro, a partir de Munique. Mas também é possível ir de trem (tanto a partir de Munique como outras cidades alemãs e austríacas), clique aqui para saber mais.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Muito bom. Avivou algumas ótimas lembranças. Inesquecíveis um concerto de órgão de tubo na catedral e um outro, de orquestra, ao ar livre.
Acho que vale sim subir ao castelo. Nem que seja pela vista da cidade e da paisagem, mais ao longe. .
Acho que super vale a pena subir até a fortaleza… que vista é aquela!!!! Tb passei só um dia em Salzburg (bate-volta de Munique), mas acho que aproveitei muito bem!
[…] em um passeio bate e volta a partir de Munique (usamos Munique como base para conhecer também Salzburgo e Königssee), mas infelizmente não conseguimos ver tudo que queríamos. O problema é que […]
A cidade é bem bacana mesmo, vale ficar umas duas noites por lá.
[…] Salzbourg (Áustria) […]
[…] Áustria é muito conhecida por causa das cidades de Viena e Salzburgo, mas durante o verão eu tive a oportunidade de conhecer algumas cidadezinhas menores na região de […]
Essa cidade é incrível!
Beijos
Um sonho que ainda irei realizar.
[…] Áustria: um dia em Salzburgo […]