No nosso roteiro de 5 dias na Toscana tinha um passeio que estava sendo aguardado ansiosamente por todos do grupo: um passeio de balão. Embora não fosse a minha primeira vez em um balão (já contei do nosso passeio de balão no Arizona aqui no blog), a paisagem toscana é lindíssima e perfeita pra ser apreciada do alto de um balão. Estávamos com medo do passeio ser cancelado pelo mau tempo, mas felizmente o dia estava apenas cinza e a chuva não veio, caiu só no dia seguinte (ufa!).
Saímos do hotel cedinho, as 7h da manhã. Encontramos o pessoal da Tuscany Ballooning as 7h30 em um ponto de encontro que eles combinaram com a guia (eles chegaram um pouquinho atrasados). Tivemos que sair da nossa van e ir no jipe deles, porque no campo de lançamento dos balões ali pertinho só passavam carros com tração nas 4 rodas. Chegando no campo os balões já estavam sendo inflados: primeiro com ventiladores e depois ligaram os maçaricos pra esquentar o ar. Eram 2 balões com capacidade para 8 passageiros e o piloto.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
O cesto era dividido em 5, a área do piloto no meio e quatro compartimentos para os passageiros, dois de cada lado. Eu dei sorte e fiquei com um compartimento só pra mim, éramos 7 pessoas no total. Logo que entramos o nosso piloto, Pascal, deu as instruções de segurança: não mexer em nada, não puxar nenhuma corda, na hora do pouso guardar câmeras, celulares, qualquer objeto solto e seguir as instruções de se abaixar com as costas no cesto, na direção contrária ao balão. Tudo entendido, algumas fotos e lá fomos nós, subindo lentamente no meio do Val di Pesa.
Pra quem nunca voou de balão, a sensação é sempre surpreendente: mal parece que o balão está se mexendo. É tão devagar e praticamente nada se move, que você só sabe que está indo a algum lugar porque está vendo a paisagem mudar, não porque está sentindo o balão se mexer.
E aí ficamos lá apreciando a belíssima paisagem de colinas e mais colinas com plantações de uva, oliveiras, casas de pedra com centenas de anos, as linhas de ciprestes tão típicas da região. Pessegueiros, hortas, casas e prédios comerciais ladeando as ruas mais movimentadas; o rio passando no meio do vale. Cidades medievais e suas torres nos topos de algumas colinas. Florença, enorme, mal aparecendo no meio do fog atrás dos morros. Lindo!
Só fiquei com pena de não estar fazendo um dia de sol e céu azul, pra paisagem (e as fotos) ficarem melhores. O tempo todo tinha uma neblina chatinha atrapalhando.
Na hora do pouso, nosso piloto foi procurando um lugarzinho, a gente via a van de resgate seguindo o balão lá embaixo, estacionando quando achava que o balão ia pousar e o pessoal correndo de volta pro carro quando viam que o balão ia continuar até pelo menos o próximo campo. Nosso piloto escolheu uma fileira de árvores, mandou todo mundo se abaixar como combinado e usou as árvores como “freio” natural arrastando o cesto lentamente até que paramos suavemente do outro lado, com o cesto em pé mesmo (diferente da minha outra experiência, que foi uma parada muito mais veloz e o cesto ficou de lado).
Ficamos ali esperando a equipe de resgate chegar, no meio de um milharal que ainda não foi replantado. O piloto falou que essa época é fácil pousar, fica mais difícil no verão quando os campos estão todos com plantas altas e ele tem menos opções de lugar pra parar. O pessoal do resgate foi logo ajudando todo mundo a sair do cesto e iniciou o processo de esvaziar, dobrar e guardar o balão.
Enquanto isso uma outra pessoa da equipe ia arrumando em duas mesas um lanche delicioso cheio de queijos, embutidos, frutas e pães locais, e encheu os copos de todo mundo com mimosas – suco de laranja vermelha orgânico e champagne. Fizemos um brinde com o nosso piloto e nos deliciamos com a ótima comida!
Aproveitei pra perguntar pro piloto que época ele acha mais bonita pra fazer o passeio, e ele respondeu no outono, em outubro principalmente, quando a paisagem está toda colorida em tons de laranja, amarelo e vermelho. Deve ser incrível!
Para quem quiser fazer o passeio, é recomendável reservar com a maior antecedência possível, já que são poucos os lugares nos balões. Mas eles sempre tentam acomodar reservas em cima da hora, só não é garantido. Os vôos são apenas pela manhã, eles não fazem vôos no final do dia nessa região, por causa das condições climáticas.
Informações úteis
Tuscany Ballooning
Os balões saem dos campos “Fattoria Corzano e Paterno”, perto de San Casciano Val di Pesa, 10km ao sul de Florença
Email para reservas tuscanyballooning@gmail.com
Fizemos o vôo de balão tradicional com “Prosecco brinde”, que tem a tarifa de 250 euros por pessoa mas eles fazem outros tipos de vôo também, consulte o site.
Minha viagem a Toscana aconteceu a convite do projeto My Tuscan Experience, falei sobre ele aqui.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Super interessante. Vou tentar me programar para outubro/setembro. Mas, será que a temperatura não estará muito baixa? Parabéns.
Em setembro/outubro a temperatura fica entre 11 a 27 graus, não acho muito baixa não. Não sei quanto estava fazendo no dia que fizemos o passeio, arrisco a dizer que estava uns 13 graus.
Sensacional! É o tipo de coisa que não é barata, mas tenho certeza que vale a pena fazer pelo menos uma vez na vida! Minha viagem é no estilo mochilão. Queria saber sobre o preço. O pacote mais barato é 250 euros por pessoa?
Sim, Samira, é o mais barato! Passeio de balão é sempre caro mesmo, não tem jeito!
[…] foi o meu terceiro passeio de balão, o primeiro foi no Arizona e o segundo na Toscana, então eu já sabia o que esperar. Mas sempre bate uma tensão de leve, ainda mais quando o […]