A capital da Dinamarca é uma gracinha com seus prédios coloridos, muitas bicicletas pelas ruas, o maravilhoso parque de diversões e jardins Tivoli e cafés charmosos. Adicione lojas de design incríveis, bons restaurantes e uma das monarquias mais antigas da Europa e você tem uma cidade que merece muito uma visita. Mas não se engane: embora pequena, tem muita coisa interessante pra fazer em Copenhague. Nós ficamos 5 dias (contando o dia de chegada no final do dia) e não vimos tudo o que queríamos.
Rosenborg Slot: um Castelo da época do Renascimento, construído em 1606. Foi usado como residência real até 1710. Virou museu em 1838 e tem uma coleção de objetos reais dos séculos 16 a 19, incluindo obras de arte, jóias, mobílias e armas. Fica no meio de um jardim enorme muito bonito, chamado Kongens Have (O Jardim do Rei). A sala do trono, Long Hall, construída em 1624, fica no último andar e as tapeçarias são espetaculares. As jóias da coroa, no subsolo, também impressionam, principalmente as coroas. Nós adoramos as jóias da coroa, principalmente a minha filha, como toda menina que gosta de contos de fada 😉 Faz parte do Copenhagen Card.
Endereço: Øster Voldgade 4a, 1350 København K
Telefone: +45 3315 3286
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Rundetaarn: a torre circular de 36m de altura que era usada por astrônomos fica em uma das ruas de pedestres do centro e tem uma bela vista da cidade e das famosas torres de Copenhague. Foi construída no século 17 e o mais legal é que uma rampa circular te leva até quase o topo, você só sobe escadas no trecho final. Nós gostamos da vista e as crianças se divertiram com a rampa pra subir e descer…Faz parte do Copenhagen Card.
Endereço: Købmagergade 52A,1150 København K
Telefone: +45 3373 0373
Strøget: a rua de pedestres mais importante da cidade é também uma das mais longas e antigas ruas de pedestres da Europa. Tem desde lojas de souvenirs baratos a lojas ótimas de design dinamarquês para casa (como a Illums Bolighus que eu amei), porcelanas finas (Royal Copenhagen), roupas de marcas conhecidas (como Zara, H&M, etc), loja da Disney, da Lego (que é dinamarquesa pra quem não se lembra) e está sempre cheia de gente, como não poderia deixar de ser.
Endereço: começa na praça da prefeitura (City Hall Square) e vai até Kongens Nytorv, que é uma praça famosa perto do Nyhavn, mas que estava em obras quando visitamos.
Nyhavn: o porto mais lindinho que eu já vi, com os prédios coloridos que são o símbolo de Copenhague. Esses prédios que um dia foram empresas diversas de exportação e importação atualmente abrigam restaurantes diversos. O escritor Hans Christian Andersen morou em diversas casas ali: nos números 20, 18 e 67. A casa mais antiga da área, construída em 1681, fica no número 9. Nós jantamos em um dos restaurantes do Nyhavn, foi gostosinho mas nada espetacular (mas é uma área beeem turística então é mesmo complicado achar um lugar bom). Mas o lugar é lindo e vale a visita, deixe pra comer em outro lugar.
Endereço: Nyhavn 1-71, 1051 København K
Telefone: +45 3312 3233
Marmorkirken: pertinho do Castelo de Amalienborg, a igreja de mármore (tradução literal de marmor + kirken) é uma igreja com história conturbada – levou dois séculos para ser construída, por confusões políticas. Certamente bonita, mas não foi uma das mais belas que já vi. Entrada grátis.
Endereço: Frederiksgade 4, 1265 København K
Telefone: +45 3315 0144
Amalienborg: o Palácio que é a residência da Rainha da Dinamarca é composto por 4 prédios iguais, sendo um deles aberto a visitação, abrigando o museu. A troca da guarda acontece diariamente ao meio-dia, mas acabamos não chegando a tempo pra assistir (a guarda sai do castelo de Rosenborg as 11h30 e marcha até Amalienborg). Uma estátuda do rei Frederik V em seu cavalo fica bem no meio da praça rodeada pelos 4 prédios do castelo. Achei o museu bom, mas gostei mais do Rosenborg. As crianças adoraram ver os guardas reais marchando do lado de fora, mesmo não sendo a grande troca da guarda.
Endereço: 1257 København K
Telefone: +45 3312 2186
Amaliehaven: é o jardim real que fica entre os prédios do palácio e o calçadão na beira d’água. Tem uma fonte grande no meio e o jardim continuando de cada lado. Bonitinho, mas é tão pequeno que não impressiona muito.
Endereço: 1250 København K
Langelinie: um calçadão-porto moderno onde param navios de cruzeiros, entre outras embarcações. O jardim Amaliehaven fica nesse calçadão, e você pode ir andando até a Pequena Sereia e Kastellet, que foi o que nós fizemos. No caminho, pare pra apreciar um dos chafarizes mais antigos da cidade, Gefion Fountain, com estátuas em homenagem ao deus nórdico Gefjun. É uma ótima caminhada para um dia bonito, parando pra comer um crepe de nutella no caminho!
Endereço: Langeliniekaj 2 2100 København Ø
A Pequena Sereia: a estátua mais famosa de Copenhague é pequenina e fica com uma multidão de turistas ao redor. Ano passado foi o 100º aniversário dessa estátua de bronze que fica sentada em uma pedra na beira da água, esperando pelo seu príncipe. É daquelas coisas que todo turista faz mas que é decepcionante, na minha opinião. Decida se você não pode vir a Copenhague e não ver a Pequena Sereia ou não, mas já está avisado!
Endereço: Langelinie 2100 København Ø
Kastellet: a cidadela construída em forma de estrela em 1664 faz 350 anos em outubro próximo, então esse ano tem uma programação de eventos especiais. O lugar é mais interessante visto do alto do que de perto, em um dia comum é apenas uma área arborizada onde vimos muita gente correndo. Não vi nenhum prédio histórico aberto a visitação e vários estavam sendo reformados, ainda são usados por militares.
Endereço: Gl. Hovedvagt, Kastellet 1, 2100 København Ø
Telefone: +45 3311 2233
Tivoli: provavelmente a atração mais famosa de Copenhague, o parque e jardim Tivoli é o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, e seus jardins são lindíssimos. Passamos o dia inteiro lá e as crianças amaram (e nós também). Além das atrações vintage que funcionam até hoje, o parque tem ainda restaurantes diversos, lojas (inclusive uma Illums Bolighus menorzinha), programação de shows e um show de luzes e música noturno com os chafarizes do lago (imagino que o show das fontes do hotel Bellagio em Las Vegas tenha sido inspirado no do Tivoli). Vale muito a pena visitar, mas fica aberto apenas de abril a setembro. Não faz parte do Copenhagen Card, mas compramos ingressos na hora sem problemas.
Endereço: Vesterbrogade 3, 1630 København V
Telefone: +45 33151001
Fælledparken: esse parque tem uma área verde imensa, mais de um playground bacanérrimo pra crianças (motivo de termos ido até lá), mas era meio fora de mão. Isso é claro depende de onde você vai ficar hospedado, mas deu pra ver que é um parque onde os moradores vão, não vimos turistas.
Endereço: Fælledparken 2100 København Ø
Christiansborg: este castelo com mais de 800 anos de história e reconstruído algumas vezes fica bem no centro e é a sede do Parlamento dinamarquês, gabinete do Primeiro-Ministro e da Suprema Corte. Os Royal Reception Rooms, que são usados para visitas de estado, os estábulos reais, as ruínas, o museu do Teatro e a capela do palácio são abertos a visitação, mas acabamos não entrando (foi uma pena). Tem também visita guiada grátis do Parlamento e se eles estiverem em sessão, visitantes podem assistir das galerias.
Endereço: Prins Jørgens Gård 1468 København K
Telefone: +45 3392 6492
Nationalmuseet: um museu muito bom pertinho do Christiansborg, com exposições como Pré-História da Dinamarca, Idade Média e Renascença Dinamarquesa, Coleção Real de Moedas e Medalhas, Antiguidades Clássicas e do Oriente Médio, exposições temporárias como a dos Vikings que nós vimos e um museu de crianças bem simpático, onde as crianças podem brincar e se vestir com roupas típicas dinamarquesas. Nós gostamos bastante e as crianças amaram. A entrada é grátis.
Endereço: Ny Vestergade 10, 1471 Copenhagen K
Telefone: +45 33 13 44 11
Vor Frelsers Kirke: essa igreja de 1680 tem uma das torres mais bonitas de Copenhague (a mais bonita na minha opinião). A escadaria em espiral que vai até o alto tem 400 degraus, sendo 150 deles externos, até o topo, a 90m de altura. Logicamente com duas crianças pequenas era impensável subir, mas dizem que é a melhor vista da cidade. Faz parte do Copenhagen Card.
Endereço: Skt. Annæ Gade 29, 1416 København K
Telefone: +45 3254 6883
Christiania: a cidade livre fundada pelos hippies nos anos 70 que é tolerada pelo governo dinamarquês é uma atração turística famosa que ninguém sabe quanto tempo ainda vai durar, depois de muitos problemas legais com o governo. Sinceramente eu não gostei, achei suja, feia, decadente e apenas um pretexto pra quem quer comprar drogas, que são negociadas no local. Não é permitido tirar fotos dentro da cidade. Me perdoem quem gostou, mas pra mim, como bem definiu um amigo, é a “favelinha de Copenhague”. Fiquei mais chateada de ter perdido o meu tempo por lá, podendo ter visitado outros lugares que não tivemos tempo.
Endereço: Bådsmandsstræde 43, 1407 København
Telefone: +45 32 95 65 07
Lugares que não fomos mas que estavam na lista:
Torvehallerne: é o mercado municipal de Copenhague, que eu estava com água na boca pra visitar mas por um erro na programação acabamos não indo (passamos lá pertinho mas só fui reparar muito depois). Um lugar pra ver e provar ingredientes e comidas locais, fica perto do Castelo de Rosenborg.
Endereço: Frederiksborggade 21, 1360 Copenhagen K
Ny Carlsberg Glyptotek: um museu de arte que eu fiquei triste de não ter visitado, esse fica pertíssimo do Tivoli. Foi criado pelo fundador da cervejaria Carlsberg em 1888 e tem o acervo dividido em duas coleções, de arte antiga e arte “moderna”. A parte de arte moderna foca em pinturas e esculturas dinamarquesas e francesas do século 19, incluindo Impressionismo francês e mais de 40 obras de Gauguin, esculturas de Degas em bronze e 35 esculturas de Rodin. Um jardim de inverno com o café do museu completam o pacote. Faz parte do Copenhagen Card.
Endereço: Dantes Plads 7, 1556 København V
Telefone: +45 3341 8141
Danish Design Museum: passamos em frente a esse museu (fica razoavelmente perto do Palácio de Amalienborg) mas por causa do horário não entramos. É um museu de arte, artesanato e produtos diversos do Ocidente e Ásia desde a idade média até os dias de hoje. Faz parte do Copenhagen Card.
Endereço: Bredgade 68, 1260 København K
Telefone: +45 3318 5656
Frederiksberg: o Palácio e os jardins de Frederiksberg, em uma área de mesmo nome, foram usados pelos reis dinamarqueses como residência de verão, oficial ou temporária ao longo dos anos. Os jardins são famosos por sua beleza e o rei costumava passear de barco pelos canais. O Palácio é do início dos anos 1700. O infame zoológico de Copenhague fica ali perto, mas depois de tudo que eles fizeram nos últimos meses, ainda bem que não visitei.
Endereço: Roskildevej 28, 2000 Frederiksberg
Telefone: +45 3613 2600
Não coloquei nessa lista os passeios fora da cidade, falarei deles em outro post.
E você, conhece Copenhague? Tem alguma coisa a acrescentar a essa lista? Deixe a sua sugestão nos comentários!
Agradecemos ao Visit Copenhagen pelos ingressos para algumas atrações.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Que sensacional! Agradeço muito pelas informações: descrever o básico de cada lugar, colocar as fotos, e principalmente por citar um pouco da história, isso me agrada bastante, em outras fontes de informação é comum encontrar menções vazias, que não falam nada das origens de cada lugar e das transformações ocorridas.
Obrigada Daniel 🙂
Olá Luciana, muitos parabéns pelo post! Gostei bastante de ler, está muito interessante e completo. Eu gosto muito de Copenhaga e concordo com a sua desilusão da Pequena Sereia 🙂
Como já lá fui várias vezes, reuni uma lista de curiosidades sobre a cidade, que pode espreitar no meu blog http://www.viajaremfamilia.com
Continuação de bons passeios!
Eu sou suspeita pra falar pq AMO a Dinamarca inteira!!!! Copenhagen definitivamente é uma das cidades + tops do mundo!!! E pior que estive por lá quando era adolescente ainda e nem visitei um monte de museus… Mas visitei a Ny Carlsberg Glyptotek e lembro que eu e meus amigos adoramos! A parte de parque de diversão do Tivoli nem é tão boa, mas a decoração é linda – parque de diversão vintage!!!! Christiania é msm suja! Quanto à Pequena Sereia, eu TIVE que ir pq fiz intercâmbio na cidade do Hans Christian Andersen (Odense) e ouvia tanto o pessoal falar dela, que tive que visitar – 2 vezes ainda por cima! Eu gostei não tanto pela estátua (eu sou baixinha e a estátua + a pedra ficam da minha altura, só a estátua acho que chegaria na minha cintura ou até menos), mas por ter conhecido a história do escritor e por gostar + das histórias dele do que as da Disney ou dos irmãos Grimm e por ela representar tanto para o país – o orgulho que eles têm do HC Andersen é imenso! Não tem lugar real + “conto de fadas” do que a Dinamarca, ainda mais para quem ama tanto castelos que nem eu!
Apesar de ja ter estado em Copenhaga, foi muito bom rever e relembrar todos os lugares maravilhosos desta cidade. 🙂
Olá Luciana! Estou indo a Copenhagen neste fim de semana. Estou com ótimas expectativas após ler seu post. obrigado pelas dicas.
Também não achei a menor graça na Pequena Sereia…rsrs…Copenhagen é extremamente cara!!!!!!! Mas é um local muito diferente de tudo. Vc visitou o Castelo de Kronborg, em Helsingor? Imperdível…e estando em Copenhagen, não deixe de ir a Malmö, na Suécia…em 35min de trem vc chega facilmente a cidade que é um encanto…
Não, ficamos só em Copenhague desta vez, não queria ficar fazendo bate e volta com as crianças. Depois de Copenhague fomos para Estocolmo!
Tudo anotadinho para a lua de mel! Obrigada Lu pelas otimas dicas como sempre, e Lia pela dica do castelo, vou ver se paramos durante a viagem!
Adorei o post! Bem detalhado as atrações da cidade, além das fotos remeterem a atmosfera de imersão. Dinamarca/Copenhagem entrou na minha bucket list!.
Oi Luciana, tudo bem?
Adoro estes links. Agora em Maio eu, minha esposa e amigos estaremos indo para Suécia, Dinamarca e Noruega.
Estamos anotando todas as dicas, porém estamos com dificuldades em encontrar hotéis acessíveis e com boa localização.
Você teria algumas dicas de hotéis nestes lugares?
Obrigado pelas dicas.
Rodrigo
Rodrigo, tenho indicação de hotel em Estocolmo aqui ==> http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2013/02/11/story-hotel-estocolmo/
A Luciana ficou hospedada em apartamentos tanto em Copenhagen como em Estocolmo, ela menciona isso aqui ==> http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2014/02/15/escandinavia-25-coisas-que-amei-em-copenhague-e-estocolmo/
Adorei poste! Bem estruturado com comentário, fotos e históricos dos lugares. Tive uma idéia bem legal do que li.Parabens!
Olá, amei as dicas e saber as histórias de tudo que estou visitando aqui… 🙂
Mas não entendi a parte:
“O Palácio é do início dos anos 1700. O infame zoológico de Copenhague fica ali perto, mas depois de tudo que eles fizeram nos últimos meses, ainda bem que não visitei.”
O que eles fizeram?
Obrigada pelas dicas 🙂