Há uma brincadeira na minha família que em algum ponto da nossa história tem sangue italiano. Não há nenhuma evidência real, as chances são ínfimas, mas o amor pelas massas é incrível. Meu pai por muitos anos não fazia uma refeição sem ter macarrão no prato, seja antes ou depois do prato principal, ele tinha que comer macarrão ou não se sentia satisfeito. O marido, se deixar por ele, teremos massa em casa todo dia e o Dylan, andou numa fase que a única coisa que ele comia com gosto, sem reclamar era massa. Então indo para Itália, meu primeiro pensamento foi que eu gostaria de fazer uma aula de culinária, para aprender como as mamas italianas fazem as massas.
Pois no meu primeiro dia em Bolonha foi exatamente o que eu fiz. Bem no centro de Bolonha, na Via Belvedere, fica uma lojinha de massas frescas a Le Sfogline, onde você pode comprar as massas a kilo para cozinhar em casa e se te interessar, aprender lá mesmo, fazer a pasta e levar pra “casa”.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Lá dentro, quatro “mamas” italianas trabalham incansavelmente para dar conta dos pedidos dos fregueses diários e dos vários restaurantes que elas fornecem pastas todos os dias. Eu chego por lá um pouco antes das duas da tarde, quando já passou a loucura dos fregueses do almoço. Renata, a nona, está concentrada na sua cadeirinha fazendo lasanhas de espinafre. Sou recebida efusivavemente em italiano pelas outras “mamas” e em menos de cinco minutos já me sinto em casa.
Monica, que vai me ensinar a fazer a massa é a única que fala inglês e me pede desculpas efusivas pelo calor. Daniela é sua irmã, Renata a mãe e ainda temos a amiga que ajuda na produção de massa. A cozinha faz parte da lojinha, o teto baixo e o calor do forno onde elas assam os bolos tornam o lugar ainda mais quente. Já aviso que sou carioca, que não me espanto com o calor e que depois dos meses de frio desse inverno que teimou um durar praticamente até o verão eu ficaria muito satisfeita de finalmente “sentir calor”.
Ganho um avental amarelo e começamos o trabalho.
A simplicidade da pasta é uma das características da pasta feita na Bologna. Aprendo logo que cada região tem sua própria receita, não só da pasta(que eu erroneamente achava que são todas iguais), mas também dos recheios. Mônica traz a a farinha de sfoglia (aqui nos Estados Unidos dá pra achar a Chef’s Flour tipo 00 no Whole Foods – se alguém souber qual o equivalente no Brasil, me avise!!!) e os ovos, é tudo o que precisamos para fazer a “sfoglia” como se fosse a “folha” de massa.
Para cada 100g de farinha, um ovo. Mas segundo ela, se estiver muito calor, é preciso aumentar a quantidade de ovos. O segredo? As mãos… e o rolo! Esticando a massa até que ela fique bem fininha e estique.
Monica faz essas massas diariamente por mais de 15 anos, são mais de 50kg de tortellini por dia e a maestria com que ela manuseia a massa é impressionante.
Depois de me mostrar como se faz, é minha vez de literalmente colocar a mão na massa.
Depois de esticada, a massa pode ser cortada em quadradinhos pequenos para fazer o tortellini – que ganha um recheio de carne – ou o maior para fazer o tortelloni com recheio de ricota.
A mesma “sfoglia” serve para fazer diversos tipos de pasta…e como? Apenas com uma faca afiada. E ela começa com o bem fininho, cabelo de anjo até a o tagliatele. O mais interessante é como eles levam a sério os molhos… cabelo de anjo é para a sopa. Espaguete a bolonhesa? Não existe por aqui, o nome é espaguete ao Ragu. Tagliatele tem que ser com molho de cogumelos e por aí vai.
Depois de uma tarde deliciosa, recheada de histórias italianas, massas e uma torta de maçã para coroar algumas horas de muito trabalho, eu me despedi das mamas. Fui pra casa com as minhas bandejinhas de tortellini e tortelloni para o jantar já morrendo de saudades das queridissímas que me proporcionaram um dos melhores momentos na Itália.
As aulas acontecem de segunda a quarta-feira a tarde e podem ser reservada por email. E se for a Bolonha, mesmo que você não faça a aula, não se esqueça de dar uma passadinha pela loja das mamas para comer uma massa deliciosa e fresquinha, fale um oi pra Monica e Daniela por mim. Ah.. e no verão, as lojinhas se juntam a noite para uma festa de locais com música, comidinhas e vinho.
Informações Úteis
Le Sfogline – Pasta Fresca
Endereço 7B Via Belvedere – Bolonha
Tel – 051 22 05 58
Email para reservas – sfoglinebo@gmail.com
Minha viagem a Itália para o projeto BlogVille aconteceu a convite de iAmbassador e Emilia Romagna Tourism.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
[…] Fazer pasta com as mamas italianas na Le Sfogline e cozinhar para meus colegas de […]
Clau, fiquei encantada vendo e suas fotos no Instagram e agora lendo esse relato deu mais vntade de correr para Itália e fazer uma aulinha 🙂
Amo pastas!!!
Posso te fazer umas perguntas? Qto tempo demora e qto custa?
Bjokas
Que legal! Deve ser uma experiência muito gostosa!
Anotado para quando eu voltar à Itália! = )
[…] Além da Podere San Giuliano, em Bolonha existem várias escolas de culinária e restaurantes que abrem suas cozinhas para turistas metidos a alunos. A Claudia, do blog Aprendiz de Viajante, teve a experiência em outro estabelecimento da cidade. Vale conferir o relato dela. […]
[…] – que fica em Modena e Maranello. Visitei também Milano Marítima, Ravenna e Rimini , além de ter feito massa fresca com as mamas italianas, uma das melhores experiências da minha vida. Mais sobre a Itália você pode ler na 4a edição […]
[…] faz lasanhas e outros pratos menores que podem ser degustados lá mesmo. Se você quiser fazer um curso de massa com as mamas italianas este é o lugar (veja matéria de Gastronomia). A Monica fala inglês, mas outras mamas só falam italiano, o que […]
Bom dia ! Eu sou neta de italiano e minha mãe fazia um sopa com clado de galinha com o nome de hioline quero saber como faz ?
Aqui em sp dá para achar a farinha 00, mas é dificil. Conheço somente um lugar que a vende regularmente, a Casa Saron (e isso não é propaganda). Já achei em outros lugares mas de forma bem eventual.
Na capital vc encontra no Eataly, mas prepare o bolso, rs
Estou planejando 19 dias na Itália em outubro e amei essa sua experiência. O problema é que não irei à Bolonha. Vc teria uma indicação de algum lugar em que eu pudesse fazer algo parecido (com duração de poucas horas) em Florença ou em outra cidade toscanina? Muito obrigada!
PS: AMO, AMO e AMO o AdV. Parabéns pelo trabalho.
Carolyne, a Lu Misura deu a dica na aula de culinária na Toscana aqui: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2014/04/15/aula-de-culinaria-na-toscana/
Olá Claudia, sou fã do Aprendiz de Viajante! Adorei essa matérias das mamas italianas. Tenho muito interesse nesse curso, estarei em Bolonha em outubro/14, (20/10) enviei email para o endereço sfoglinebo@gmail.com faz mais de um mês mas ninguém respondeu. Tentei contato através de um link que a empresa mantém propaganda mas tb não tive sucesso. Vc possui algum outro contato? Muito obrigada! Abraços!!
uma pena Lia, mas elas estavam sem espaço para dar curso. Mas já me avisaram que agora tem um lugar pronto pra dar aulas e quem quiser já pode reservar.
Quanto custa essa aula de algumas horas?
Adorei saber que ha possibilidade de aprendermos na ITALIA, a fazer a massa, recheios..
OBRIGADA
Clau, tudo bem?
Adorei suas postagens sobra Bolonha. A cidade está no meu coração, pois minha família mora lá!
Queria avisar você e seus leitores que o pessoal desta loja não está mais dando curso… 🙁
Vi um comentário acima de uma leitora dizendo que não responderam o email dela. Pra uma minha cliente elas responderam o email dizendo que não fazem curso.
Mas opção na cidade mais gastronômica da Itália não falta!
Um beijo e sucesso!!!
Ana, elas estavam sem espaço, mas agora já tem um lugar, no mercado em frente a loja e pode mandar email e indicar seus clientes!
[…] this video, Monica tells us how this post from Claudia resulted in many requests from Brazilians to attend her cooking courses. The response […]
[…] os viajantes que converso estão cada mais interessados em fazer isso em suas viagens. Já fiz uma aula de culinária na Itália e também fiz pão com os beduínos no deserto da Jordânia e posso dizer que estas são algumas […]
Ola!
quero conhecer( Venesa) porque meus avos são natural da Italia
e a Italia faz parte de mim etc etc etc,,,,,,
Adorei as informações. Sou recém formada em Gastronomia e quero saber mais sobre massas e as técnicas italianas, dei nonni e mamme!
[…] a fazer massa. Tive um dia maravilhoso na companhia das mamas italianas que rendeu este post: Aprendendo a fazer massa com as mamas italianas em Bolonha. Passar o dia com a Monica, sua irmã, mãe e amiga, que fazem massa para diversos restaurantes e […]
[…] Itália: Aprendendo a Fazer Massa Fresca com as Mamas Italianas em Bolonha […]
Cláudia, adorei o post!
Você lembra qual foi a duração do curso? E qual o valor?
Você tem indicação de curso de culinária, nesse mesmo estilo, de algumas horas, em milão?
Marcella,
foram pouco mais de duas horas e em torno de 50 euros. Mas faz tempo… não sei quanto está agora. Não conheço em Milão, mas vou perguntar pra algumas conhecidas que moram lá…
[…] Bolonha, seguindo os passos do site Aprendiz de Viajante, fui até uma casa de massas frescas próxima ao mercado da cidade para conhecer o processo de […]
Oi Chef!!! Poderia dar o passo-a-passo para moldar um conchiglione? Obrigada e parabéns pelo blog