A Jordânia assim como vários países no Oriente Médio, tem uma história que data de milhares de anos e faz parte do roteiro religioso de milhares de turistas e peregrinos que visitam o país em busca de lugares remanescentes da Terra Santa. Mesmo quem não tem interesse na parte religiosa acaba se encantando pela parte histórica do lugar, que foi redescoberto há pouco mais de 35 anos.
A nossa visita, que foi planejada para enquanto estávamos no Mar Morto que fica há poucos km de distância, começa no portão de entrada, onde fica a cabine para compra de ingressos que inclui um equipamento de audio. Nos juntamos a um grupo em um ônibus do próprio Baptism Site. A área preservada, conhecida como Betânia além do Jordão, é fechada e somente ônibus autorizados entram no local. No nosso ônibus, são aproximadamente 20 pessoas, de todas as nacionalidades possíveis e a maior parte deles faz parte de grupos que estão visitando outros países como Israel e Egito.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Nessa área, foram construídas várias igrejas de denominações diversas e em diferentes períodos. Uma das coisas curiosas dessa viagem foi ver como apesar de estarem cercados por países que vivem em guerra por causa de religião, na Jordânia a tolerância e direito a religião é respeitado.
A primeira coisa que o guia do ônibus nos mostra, do lado direito, é o monte onde o Profeta Elias ascendeu aos céus e também a área onde ficava a caverna onde João Batista morava.
Depois de alguns minutos no ônibus, paramos em um local onde começa a nossa caminhada. O percurso é de aproximadamente 2 Km, num terreno plano de terra batida e como era finalzinho do verão, muito calor.
Uma garrafinha de água, um chapéu e protetor solar são recomendados, principalmente nos meses de verão. Esse lugar ficou por muitos anos fora do alcance dos turistas e peregrinos, porque era uma área militar e de conflitos. A região era repleta de campos minados e os guias fazem questão de avisar que você deve se manter sempre dentro da área cercada. A área foi restabelecida depois que o lugar do batismo foi redescoberto. O Rio Jordão que hoje nesta área é bem estreito, tinha um volume muito maior de águas no passado.
Em cada parada, uma plaquinha indica o número correspondente ao Audio Guide, que recebemos na entrada, onde a história do local é contada.
Talvez o lugar mais importante de toda essa caminhada seja o exato ponto onde Jesus foi batizado. A área que tem uma “piscina de batismo” foi descoberta a partir de escavações e comparada com as descrições bíblicas e de peregrinos . Desde então, o lugar de batismo foi reconhecido por arqueológos, teólogos e também líderes religiosos de praticamente todas as denominações que reconhecem o batismo de Jesus por João Batista como fato importante. O papa Benedict XVI visitou em 2009 o Baptism Site e reconheceu este como um dos lugares mais importantes da Terra Sagrada para os cristãos.
Os lugares estão exatamente como foram encontrados, mas as coberturas (que não fazem parte da construção original) estão lá para proteger as partes mais sensíveis da ação do tempo. As escadas de mármore levavam para a parte mais baixa onde a água do Rio Jordão se juntava numa piscina para que os batismos fossem realizados. Ao fundo, onde se vê a outra cobertura, fica uma das igrejas mais antigas da área, que está sendo escavada e onde foram encontrados fragmentos de mosaicos e restos de construção.
Uma das muitas igrejas dentro da área preservada é esta Igreja Grega-Ortodoxa que fica em frente ao novo lugar de batismo. Ela é uma construção nova na área, mas lindíssima tanto por dentro como por fora. Veja as fotos abaixo e me diz se ela realmente não merecia todas essas fotos?
Os batismos podem ser pré-arranjados e acontecem em vários lugares diferentes. Nas fotos abaixo, o Rio Jordão, exatamente na fronteira com Israel. Nesta área, foi criada uma cobertura, que tem uma pia batismal com água do rio e também uma escada dá acesso ao Rio que pode ser tocado, mas entrar nele só com autorização. As pessoas que vemos nos fotos sendo batizadas estão do outro lado, em Israel.
E pra mim, umas das coisas mais fascinantes dessa visita foi a proximidade com Israel. Pouco mais de duas ou três braçadas já te levariam a outra margem. Mas essa questão de fronteira é levada super a sério por aqui com áreas demarcadas e policiamento.
Depois de visitar as atrações, voltamos andando novamente para o local onde o ônibus estava estacionado e que nos levaria de volta a entrada. O ônibus nos deixa perto de lojinhas que vendem artigos religiosos e souvenirs. É com certeza uma visita impactante… ver que os cenários descritos há mais de 2000 anos estão ainda intactos neste lugar histórico.
Informações Úteis:
A visita custa 12 JDs e inclui o preço do ônibus e o guia com áudio que está disponível em 7 línguas.
Viajamos a Jordânia a convite do Visit Jordan.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Um sonho que quero e se Deus quiser ,porque Ele vai querer, vivenciarei um dia! Convencendo o marido a ir junto! 🙂
Ana Paula,
vai sim.. é emocionante… e pode falar pra ele ficar de olho, porque tem muita coisa linda pra ver por lá. A viagem toda é um sonho!
Menina, quanta emoção! As fotos estão lindas e o relato delicioso de ler.
Muita Celina!!!
E obrigada..
Muito bonito o seu relato e as fotos. Jordania é um lugar que quero muito ir.
Que legal seu relato. Eu fui visitar uma outra parte do Rio Jordão na nossa visita a Israel em 2007, infelizmente essa área não estava aberta na época…
AMEI!!! Quero tanto voltar com mais calma para Israel e Jordânia…
bjos
Mirella, sou brasileira e trabalho na Jordania para uma agencia de turismos, se vc quiser fazer uma viagem combinada entre Jordânia e Israel, contate-me. , programe seu itinerário ou escolha um de nossos pacotes e nós estaremos aqui para ajudá-lano que for necessário.
Visite nosso site.
Leila qual é o seu site?
[…] Jordânia: Visitando o Rio Jordão Onde Jesus foi Batizado […]
Incrível!
Adorei suas fotos!! posso usa-las no meu facebook:
bjs
Desde q vc coloque um link e creditos, sem problema 🙂
adorei seu relato, meus parabens, olha que eu moro na Jordânia. bjs.
visita nosso site se queres viajar para a Jordânia, individual ou em grupo, fazendo o itinerário do jeito que voce desejar.. bjs
Claudia, posso usar dos teus textos no meu facebook, pois sao relatos muito bem contados !!
Leila, se por usar o texto, vc quer dizer linkar pro meu blog para os relatos, pode. se for pra copiar e colar o conteúdo, não, não pode 🙂
tenho vontade de ir ver tudo isso mais não tenho dinheiro e lindo ver onde o senhor passou que gloria
Ei Cláudia.
Estou indo pra Jordania e Israel daqui uns dias e queria saber de voce se este custo de 12 JOD é a partir de Amã?? Queria saber se dá pra fazer um combinado tipo, mar morto e lugar do batismo ou mt nebo, sabe me dizer qual a logistica e preços destes lugares?? Minha dúvida é porque estava pensando ir de Amã direto pra Petra, mas se valer a parada eu fico um dia por conta destes lugares. o que me diz?? Obrigado
Olá Claudia, tudo bem?
Adorei o seu relato. Eu e meu marido estamos indo agora em Dezembro e gostaria de saber se preciso reservar esse passeio antes ou como que compro esse passeio? Não achei nenhuma informação.
Obrigada
Olá!! Estou programando uma viagem à Jordânia com meu marido e queremos muito conhecer o local de batismo de Jesus Cristo e nos batizar no Rio Jordão. Nessa viagem vasos comemorar o aniversário de meu marido e nosso aniversário de 15 anos de casamento.
Estava pesquisando e encontrei seu blog.
Amei o relato.
Você falou algo sobre o batismo ter que ser pré agendado. Poderia me dar mais informações? Entrei no link que você colocou aqui, mas não achei sobre isso.
Parabéns pelo blog!!
Gilmara, normalmente ele tem que ser pre-agendado com grupos por lá. O ideal é vc procurar uma agência local