Quer saber o que fazer, onde ficar e onde comer em Berlim? Aqui neste post eu mostro um pouco da minha primeira visita à cidade.
Berlim pra mim sempre pareceu uma realidade tão distante, que ficou parecendo uma daquelas cidades que só existem nos livros.Eu tinha pouco mais de 16 anos, estava terminando o 2º grau(sim, eu sou da época que era chamado o segundo grau) quando o muro de Berlim caiu. Devo ter visto no Jornal Nacional, não lembro exatamente onde estava e a imagem que tenho na minha cabeça é aquela repetida mil vezes nos anos subsequentes… jovens depredando e dançando em cima do muro.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Em um passado mais recente, Berlim começou a se apresentar repetidamente na minha vida. Na época da Copa do Mundo na Alemanha, a cidade que eu via na TV não condizia com a cidade que eu tinha conhecido nos livros. No último ano talvez o maior culpado da minha vontade de ver a cidade seja o Oscar que tem o blog MauOscar.com. Ele que morou e estudou na Alemanha, fez uma apresentação no #chatdeviagem que mostrou pra mim uma Berlim fascinante. Quando descobri que a maior feira de turismo do mundo acontecia por lá, ela entrou na lista dos destinos possíveis a curto prazo. Eis que ela finalmente virou realidade.
“Berlin ist arm, aber sexy.” (“Berlim é pobre, mas é sexy”)
A cidade é encantadora como eu achei que ia ser, mas não é fácil falar dela. Tudo lá é muito intenso e diferente. A começar pelo slogan “Berlim é pobre, mas é sexy” que está em toda parte. A frase, dita pelo prefeito da cidade há alguns anos atrás virou quase um mantra e é adotado sem preconceitos. As meninas descoladas, com seus casacos de pele e roupas da moda, usam as bolsinhas de pano reusáveis com o slogan. Há muito pra se falar de Berlim, mas pra começar, vou fazer aqui um resumão dos meus seis dias por lá com links para os posts que já saíram.
Quando Ir a Berlim
Berlim é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro. Eu fui em Março, no fim de Inverno, na semana da ITB Berlim. Verifique esta semana no calendário para fugir dela, porque os hotéis ficam lotados e preços caríssimos. A temperatura estava ótima, na casa dos 13 a 16 graus. Nos 6 dias que fiquei lá fez sol, choveu, e ficou nublado, mas estava muito tranquilo de andar pelas ruas. Não passei frio nenhum dia, teve dias que saí com um casaquinho bem leve.
Quanto tempo Ficar em Berlim
Nessa viagem eu fiquei 6 dias na cidade (três estava na feira de turismo ITB, então nestes três dias não foram dias inteiros fazendo turismo e três inteiros só fazendo turismo). Mas já voltei a Berlim outras vezes e sempre tem bastante coisa para fazer. 3 dias é o mínimo, mas recomendo de 5 a 7 dias para aproveitar bem.
Como chegar a Berlim
Berlim é muito bem conectada por voos de outras cidades da Europa. Do Brasil, a Lufthansa faz escala em Munique ou Frankfurt . A Air France em Paris, a KLM em Amsterdam, a Alitália em Roma ou Milão e por aí vai. Eu voei de Air Canada para Bruxelas e de Easy Jet de Bruxelas para Berlim, a empresa “low cost” que nem foi tão barata assim. Tinha esquecido do detalhe que só podia uma mala de mão, sem nenhuma outra bolsa adicional e queriam cobrar pela minha bolsa de mão, 50 doláres no embarque, porque minha bolsa de mão não cabia na mala. Na volta, comprei a 2a bagagem online, 11 euros. Então fiquem atentos a esses detalhes para voos internos. A cidade é conectada também por trens de outras cidades na Alemanha. Há quem vá de carro, para explorar também outros lugares, incluindo a Rota Romântica.
Como se locomover por Berlim:
Berlim é uma cidade muito fácil de se locomover. Há trens, metrôs e ônibus em abundância. Escrevi um post específico: Use e abuse do transporte coletivo e táxis quando necessários são bem baratos.
Onde ficar em Berlim
Nessa viagem, por conta da feira e da cidade estar lotada e com preços muito altos de hotel, eu fiquei uma noite no albergue The Circus , 3 dias no hotel Pestana no Tiergarten (Veja aqui o post com review do hotel Pestana) 2 no albergue East Seven num quarto privado. Gostei muito do The Circus, super organizado, bem localizado, muito limpo e tem elevadores. Para conseguir reservas em quarto privado é preciso meses de antecedência. Há também a opção do hotel The Circus, que na semana que eu queria não tinha vagas. Os dois ficam na Rosenthaler Platz, do ladinho do metrô.
O Hotel Pestana eu adorei, consegui por um preço maravilhoso (US$65.00) e fiz um post bem detalhado sobre ele. O East Seven, que eu acabei ficando nos últimos dois dias porque vários blogueiros estavam lá, tinha quarto privado, com WiFi. Paguei US$46.00 no quarto privado e ele também fica muito bem localizado, perto do Metrô Senefelder Platz. Só não gostei porque não tinha elevador e subir escadas com mala é um saco. Mas fora isso, bem limpinho, simples, mas organizado. Foi super conveniente nos dois últimos dias pra sair com a turma toda.
Reserve seu hotel em Berlim no Booking.com
O que fazer em Berlim
O que não falta em Berlim são atrações, para todas as idades e gostos. Gosta de museus, aqui tem! História, também. Está com crianças? Tem muito o que fazer. Mas uma coisa temos que concordar… tem cartões postais imperdíveis para todas as idades na cidade. Aqui estão 10 dos principais pontos turísticos que visitei durante os 6 dias que estive na cidade:
Muro de Berlim
Provavelmente o ponto turístico mais conhecido de Berlim, o Muro de Berlim pode ser visto em quatro lugares diferentes em Berlim. O mais conhecido é o que fica na East Side Gallery, mas neste post especial sobre o Muro de Berlim, conto quais são os outros lugares para ver o muro.
O Sony Center na Potsdamer Platz
Esse lugar é incrível e com seu teto futurista e multi colorido é um complexo de restaurantes e entretenimento que vale a visita e ver a diferença entre o antigo e o novo na cidade.
Portão de Brandenburgo
Outro dos cartões postais mais famosos de Berlim, fica próximo a outras atrações. O fim de tarde é um dos períodos mais interessantes para visitar o portão, quando dá pra fotografar com a luz do dia, pôr do sol e quando a noite chega, o portão é iluminado, conferindo as fotos um brilho especial.
A torre de TV
A torre de TV em Berlim, além de ser uma ótima referência para que a gente se ache pela cidade, é um lugar incrível para ter uma visão privilegiada de Berlim.
Reichstag
O prédio do parlamento Alemão, Reischtag com seu domo de vidro transparente tem uma arquitetura lindíssima. É preciso fazer reserva online com antecedência para visitar por dentro.
Ilha dos Museus
Há tours a pé pela cidade que passam pela ilha dos museus. com o maravilhoso Pergamon e outros. Vale a pena separar mais de um dia só para os museus.
Berliner Dom
A igreja protestante toda enfeitada que até parece uma catedral que fica na Ilha dos Museus. No verão ou em dias ensolarados, o gramado em frente a essa igreja é o local ideal para piqueniques.
Memorial do Holocausto
Prepare-se..apesar do monumento não ter inscrições ou nada que lembre visualmente os judeus massacrados, é muito intenso entrar no labirinto de blocos. O ideal é fazer um tour para saber mais da história e muito importante é ter respeito nesse local e não subir nos blocos para tirar fotos.
Checkpoint Charlie
Esse lugar é bem turistão, os guardas são atores e cobram pra tirar fotos. Mas tem que estar no roteiro para saber como e onde funcionava a passagem da Berlim oriental para a ocidental.
Gendarmenmarket
A Gendarmenmarket é uma praça linda, com duas igrejas, uma protestante e uma católica, de frente pra outra. Há varios restaurantes bacanas em volta da praça e a loja de chocolates Fassbender & Rausch que fica na praça é uma perdição.
Há outras atrações como o Tiergarten que é o parque de Berlim e o Zoológico de Berlim que é perfeito para quem vai com crianças.
Onde Comer em Berlim
A comida em Berlim é muito barata e come-se muito bem por lá. A cidade tem restaurantes variadíssimos, desde o tradicional prato alemão com linguiças de todos os tipos(wurst) passando por culinárias do mundo todo. Meu favorito foi um indiano e olha que eu nem sou tão fã assim de indiano, pois normalmente não gosto de comida apimentada. E café da manhã é uma tradição em Berlim. Em alguns lugares eles servem café da manhã o dia inteiro no domingo por exemplo. Aqui uma lista dos restaurantes que experimentei nestes dias em Berlim.
- Curry Mitte ( Torstr. 122, Rosenthaler Platz) – Em frente ao The Circus, para comer o prato tradicional da cidade, o Currywurst.
- Café M – ( Goltzstr. 33, Schöneberg) Bar frequentado por locais, esfumaçado porque todo mundo fuma, mas perfeito para um drink no fim de noite. Sanduiches bem gostosos.
- Amrit (Oranienstrasse 202 Berlin – Estação UBahn – Gorlitzer Bahnhof ) – Restaurante Indiano. Super delicioso e muito barato.
- Einstein Kafe – Fica em frente ao Checkpoint Charlie. Fui nesse café duas vezes.. ponto de encontro com os outros blogueiros que estavam em Berlim… tomei um prosseco muito bom e no outro dia quando estava fazendo o tour a pé. Comi um sanduiche bem gostoso por lá. Ele tem em vários outros locais da cidade.
- Entweder Oder (Oderberger Str 15, estação Eberswalder Straße ) – Fomos tomar café da manhã/brunch lá no domingo, uma delícia. Pedimos uma tábua com queijos e frios e também pancakes com nutella. Ótima pedida para antes do Flea Market no Mauerpark.
- Due Forni (Schönhauser Allee 12, estaçao UBahn Senefelderplatz) – Restaurante Italiano. Pizza e Massas. O lugar é surreal, lotado e cheio de cartazes e coisas escritas na parede.
- Sappori Italiani e Café Rontgen – Dentro da Galeria Kaufhof em Alexanderplatz. A loja de departamentos tem uma Galeria Gourmet no 1o andar, com muitas guloseimas e esse restaurante e café.
O que eu achei Imperdível em Berlim
A cidade é incrível, mas pra mim, o mais interessante foi fazer o tour gratuito (mas que você dá gorgeta no final) a pé pela cidade da Brewer’s Tour. São muito bons, recomendo muito. Berlim é um daqueles lugares que tem tanta história, que precisa ter um guia te explicando e apontando uns lugares que você deixaria passar se estivesse vendo sozinha ou com um livro. Visitar os diversos locais onde ainda tem o muro. O Centro de Documentação do Muro de Berlim foi uma das partes mais emocionantes da visita a cidade e fica bem perto do Flea Market que acontece aos domingos.
Onde Comprar souvenirs em Berlim
O Flea Market do Mauerpark no domingo foi o meu lugar favorito. Se você estiver na cidade num domingo, não perca e vá fazer uma visita. Comprei postais, fotos, camisas. Todas diferentes das que você encontra nas lojas tradicionais de souvenirs. O 3o andar da loja de departamentos GAleria Kaufhof em frente a Aleksanderplatz também é um lugar interessante para comprar souvenirs legais.
O que eu não repetiria jamais em Berlim
Deixar para reservar o hotel tão em cima da hora nesta semana lotada em Berlim. Acabei tendo que fica em um albergue, que não curto. Não ter programado a ida com antecedência o Reichstag, nos dias que me dispus a ir estava fechado para o público. Ter ficado tão poucos dias. Berlim merece mais, muito mais.
E você? Já foi para Berlim? O que mais curtiu?
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .
Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.
Frase perfeita para descrever Berlim: tudo muito intenso e diferente. Só agora dei conta do mix que é essa cidade!
P/ mim, a parte mais marcante foi o Memorial do Holocausto. Não tem como sair sem ficar comovido com aquelas cartas no chão.
É demais né Thyago? Eu estou com este post pronto desde março. Mas faltavam fotos e não consegui achar o tom. Resolvi fazer o resumão e vou escrevendo de cada experiência depois com calma.
Estou começando hj meu roteiro aqui em Berlim, mas o pouco que já vi é fascinante, a cidade parece te envolver ! Tenho certeza que meus dias aqui serão marcantes!!
Adorei Claudia! Tô curtindo muito seus posts de Berlim, um dos lugares que está na minha lista de prioridades de viagem 🙂
Que bom Lu. Vem mais por ai, mas esse é pra dar uma geral. 🙂
Vou para Berlin no início de outubro. Sempre leio teu site, e adoro. Este post veio muito a calhar. Vou levar comigo! Obrigado!
Fizemos um tour de bicicleta para conhecer os pontos turísticos.
Os hoteis estão em conta hein, quando fomos, por estes preços ficamos em um etap na Postadmer Platz. Gostei de ficar nesta área.
Fico muito feliz que eu tenha sido o culpado em fazer voce querer ir para Berlin!!!
Eu amo aquela cidade.. Espero ter a chance de voltar muitas outras vezes..
Bjs
Também fui em Berlim em Março. Fui em todos os lugares citados e mais um pouco 🙂 Não tinha percebido quando coisa tinha feito.
Amei Berlim, cidade bonita, boa comida, bons preços, várias atrações e com gente como a gente, cidade com vida própria que não vive só de turismo.
Quero voltar um dia.
Oi Cláudia, tudo bem? Fui à Berlin na mesma época que você e fiz muitas coisas que você listou aí! Fiquei 7 dias e foi sensacional. Confira minhas dicas no http://omgod.blog.com/tag/berlin-2/!
[…] de Viajante, por Claudia Beatriz Saleh: O que fazer em Berlim em 6 dias. Berlim é uma das cidades mais surpreendentes da Europa e incrivelmente barata. Com muita […]
Parabéns, adorei, super bem escrito, completo e as fotos estão maravilhosas! Gostei mesmo! Ainda não conheço Berlim, mas depois do seu Post deu para ter uma boa idéia do que é a cidade!
Adorei as divas, eu e o ri estamos indo p la 🙂
adorei suas dicas
[…] O Que Fazer em Berlim em 6 Dias: confesso que a Alemanha nunca esteve no topo de nenhuma das minhas listas de lugares pra visitar. […]
Gostaria de saber se é comum por lá oferecer café da manhã nos hoteis ou se devemos procurar um café ou coisa parecida para fazê-lo. Gostei muito do Hotel Pestana que vc falou mas lá oferece o café da manhã?
Obrigada pelas dicas Estou indo dar um giro pela Europa e ficarei em Berlim por 6 dias. Agradecida.
Valeu pelas dicas Claudia,
Irei em setembro pra Maratona de Berlim e vou aproveitar suas dicas.
Estarei indo a Berlim em Agosto. Amei e já anotei todas as tuas dicas. Beijos.
Claudia, estarei em Janeiro por lá, tudo que eu precisava era desta sua página e fotos, agora montarei meu roteiro, caso tenha algo mais para colocar ou outras dicas sobre Berlim, por favor, me passe, abração.
Eu morei quatro meses em Berlin. Em janeiro, prepare-se para muuuuito frio e neve! Então leve roupa de frio, sério mesmo. Pode pegar até menos 20 graus… E pare de vez em quando para tomar um chocolate quente ou qualquer outra coisa que aqueça. Não bobeie pois o frio não é daquele que corta os ossos, mas do tipo de tira as forças sem que se sinta.
Mas não desanime, é só um alerta, fica tudo lindo com neve (eu acho…rs…) e escurinho as quatro da tarde!
Oi!! Adoreeei o post sobre Berlim!! Vai me ajudar e muito! queria saber qual câmera você usa. As fotos são perfeitas.
Uso a Canon 60D 😉
Estivemos em Berlim nos dias 29,30 e 31 de dezembro de 2013 a cidade estava uma loucura em função dos preparativos da virada do ano, foi ótimo. Visitamos todos os locais citados e alguns mais, utilizamos o metrô é super fácil e barato para se locomover por lá. Ficamos com gostinho de quero mais, queremos voltar em breve, três dias é pouco!
fui com minha familia em julho de 2013 e realmente amamos a cidade.tudo é lindo. anda-se pela cidade com tanta segurança….risco quase nulo. Passeamos de bike pelo Tiergarten e pelas margens do rio Spree….quero voltar!!!
[…] O Que Fazer em Berlim em 6 Dias […]
[…] Fizemos um tour de bike em Berlim, saindo debaixo da torre de TV, passando pelos pontos principais da cidade. Fiz mais ou menos os mesmos pontos no meu tour que fiz da última vez em Berlim. […]
[…] No filme Bridge of Spies – Ponte dos Espiões, Tom Hanks interpreta James Donovan, o advogado americano que negociou a liberação do piloto Gary Powers junto à União Soviética. O piloto foi capturado em 1960 após a queda de seu avião de espionagem em território soviético. No cenário está a Glienicke Bridge – um ponto crucial do rio Havel que fica bem pertinho de Berlim. […]
[…] de Berlim de trem em direção a Munique, onde dormimos apenas uma noite, demos uma passeada no centro e de […]
[…] O Que Fazer em Berlim em 6 Dias […]
Claudia, muito obrigada pela dica do tour. É absolutamente imperdível!