Um dos posts mais lidos aqui no blog é o Como Economizar em Viagens usando Sites de Compras Coletivas e sempre recebo muitos emails de pessoas perguntando se é mesmo seguro, se vale mesmo a pena.
Eu já comprei e uso frequentemente aqui nos Estados Unidos e também agora que os sites do Brasil estão fazendo promoções para hotéis fora do Brasil, também tenho procurado por eles. Acho que os cuidados são os mesmos que a gente deve tomar em qualquer outro lugar. Já deixei de fechar, porque liguei e a empresa estava atrapalhada com o volume de ligações. Também já perdi uma promoção porque não li direito as informações e não fiz a reserva no período especificado, mas nesse caso, como o valor era irrisório (10 dólares), então nem foi muito prejuízo, mas fora isso, reservas de hotéis, passeios, jantares foram sempre honrados sem nenhum problema. Em praticamente todas as minhas viagens e mesmo aqui em DC, eu ando usando com mais frequência a medida que vou ficando mais confiante. Os que mais uso aqui nos Estados Unidos são Escape do Living Social, Jetsetter, SniqueAway e Tripalertz. No Brasil meu favorito é o Zarpo, que agora tem uma ótima seleção de hotéis fora do Brasil, mas os grandes sites como Hotel Urbano, Peixe Urbano e Groupon também tem ofertas interessantes.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE! |
Mas e as histórias de quem comprou e não levou que pipocam todos os dias na internet? Muitas delas são reais, tem muita picaretagem acontecendo, mas uma grande parte poderia ter sido evitada se alguns cuidados básicos fossem tomados. A Clarissa, do Dondeando por ai contou em detalhes a história da Elaine que teve problemas com uma compra, acabou viajando, mas não sem muita dor de cabeça antes, durante e depois e a Carol do Dicas e Roteiros de Viagem contou a experiência dela com o cupom que comprou para o Costão do Santinho e viajou sem problema nenhum. Tem milhares de histórias acontecendo todos os dias, não só de compras coletivas, de experiências boas e ruins, mas aqui então vão as minhas dicas, que eu uso sempre quando vou comprar pacotes e principalmente reservar hotéis em sites de compra coletiva:
1. Não acredite na oferta só porque ela está num site de compra coletiva
Em outras palavras… se é muito bom pra ser verdade, redobre a cautela. O Brasil tem mais de 2000 sites de compra coletiva, provavelmente mais do que nos Estados Unidos onde a onda começou há alguns anos atrás. Desses, quero acreditar que a maioria seja idônea, mas é a área perfeita para aparecerem pilantras. Mesmo alguns dos sites grandes e mais famosos não fazem uma seleção rigorosa das ofertas para ver se a empresa tem capacidade de honrar a oferta, portanto você é responsável por fazer a sua parte e checar todas as informações possíveis. Para comprar pacotes de viagem, o ideal é que você procure os sites já estabelecidos de compra coletiva e em especial os que são especializados em viagens, e veja dentre eles os que fazem a seleção criteriosa de ofertas.
2. Verifique antes de comprar se as datas que você quer estão disponíveis
Muitos dos sites de compras coletivas trabalham com vouchers, onde você compra e só depois faz a sua reserva. Eu tento fugir desses, porque raramente eles tem datas que me interessam, mas se você tem datas super flexíveis, vá em frente. Lembre-se que os hotéis normalmente estão querendo completar as reservas para dias de pouca procura, então raramente você vai encontrar grandes ofertas para feriados. Eu gosto dos sites com datas de checkin/checkout. Pra mim são os mais confiáveis, porque o inventário do hotel em questão pode ser acessado automaticamente e dá para decidir na hora se a oferta vai ser interessante para mim ou não. Alguns sites que trabalham com calendários que eu uso frequentemente: Zarpo, Jetsetter,Tripalertz.
3. Antes de fechar, verifique se a empresa que está vendendo o pacote é conhecida, idônea
4. Leia os detalhes sobre o pacote/hotel e também as linhazinhas miúdas
É o seu dinheiro, são as suas férias. Eu sei, a gente raramente faz isso, mas nesse caso melhor prevenir. Normalmente os hotéis tem restrições, datas limite. Veja se há alguma taxa extra a ser paga(normalmente quando incluem passagens aéreas, a taxa de embarque é cobrada separada). Em alguns casos de hotéis, o valor é por pessoa em apartamento duplo, ou seja, as duas pessoas tem que comprar. Então já viu…. fique de olho nos detalhes.
5. Certifique-se de que quem está vendendo o serviço
Eu sei que a esse ponto, muita gente já pensaria em desistir, achando que isso é muito trabalho. Mas vamos ser realistas… tudo isso que eu escrevi aqui, vale até para quem compra pacotes normais ou faz reservas de tudo separadinho para hotel, companhia aérea e etc. E quer saber? Tem muitas ofertas legais por aí e dá sim pra economizar muito com os sites de compras coletivas e fazer aquela viagem dos sonhos sem gastar uma fortuna.
Sua vez! Já comprou pacotes ou reservou hotéis usando sites de compras coletivas? Quais os cuidados que você toma ao fazer essas compras?
Compras Coletivas de Viagens – 5 Cuidados na Hora de Comprar http://t.co/y1jufo0k
[…] Fonte: Aprendiz de Viajante […]
Compras Coletivas de Viagens – 5 Cuidados na Hora de Comprar http://t.co/29WZD6g9
Muito bom o post Cláudia!! Obrigada pelo link ao post do Costão!
Bjo
[…] http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2012/02/08/compras-coletivas-de-viagens-5-cuidados-na-ho… […]
o site hotel urbano é seguro para comprar pacotes de viagens? obrigada
Eu não aconselho,
meu namorado tínha comprado um pacote no hotel Petit Village em Ilha Bela e foi um caos total. Impossível de converter o cupom, chegando lá estava nada como descrito, atendimento pessimo.
Pedimos uma compensação do Hotel Urbano, mas não tivemos retorno.
Como Claudia falou, não aconselho comprar cupons para viagens.
Isabella, já comprei 3 vezes no hotel urbano e nunca tive problemas, comprei La Torre em porto seguro, foi tudo certo, e fui para Buenos Aires, e Las vegas…
Estava pensando em comprar passagens áreas pelo Hotel Urbano. É Seguro? Que cuidados eu devo ter comprado somente passagens áreas?
É furada total,
Eu cai na pegadinha HOTEL URBANO. Devia tirar (banir) este tipo coisa se e que isto e coisa da internet, isto e estelionato puro, pois comprei e paguei via transfêrencia bancaria, e quando fui usar o tal VOUCHER fizeram de tudo para dificultar o agendamento de reserva, telefones que não atendiam, e-mails que não respondiam, ate que com muita insistençia de minha parte, um dia consegui atravez do CHAT me comunicar com os infelizes atendentes que por azar meu, segundo os atendentes meu VOUCHER tinha vencido, mesmo eu provando por meus e-mails que estava dento dos prazos estipulados por eles, a quadrilha com nome de HOTEL URBANO. Infeliz daquele que acredita e coloca seu suado dinheiro neste golpe pensado que vai tirar uns dias de descanso. bye bye$$
[…] Aprendiz de Viajante: Compras Coletivas de Viagens – 5 Cuidados na Hora de Comprar; […]
Gostaria de comprar um pacote para Miami e Orlando. Será que tem como ser confiável?
Já pensou viajar com as crianças para o sonho da Disney e dar errado!
quero hotel ou pousada, flat para joao pessoa em janeiro, so que vamos em 16 pessoas, onde devo procurar e confiar, voce me da uma dica
Bom dia. eu tb nao confio, mas vi alguns relatos positivos. Porem nao confio pq não é de gente q conheço ou de alguma fonte confiavel como este site. Mas ate agora ninguem foi claro em dizer se dá ou nao para comprar…. quero ir pra Disney e a economia é representativa
Queria saber sobre o Hotel Urbano e o Viajeprime
[…] Aprendiz de Viajante: Compras Coletivas de Viagens – 5 Cuidados na Hora de Comprar; […]